De acordo com a Inspetora de Inteligência e Pesquisa da Sefaz, Sheilla Meirelles, a adesão ao sistema significa "um ganho inestimável em razão de podermos trabalhar afinados com novas técnicas utilizadas pelas demais unidades de inteligência das secretarias estaduais de Fazenda e avaliarmos o nível de conhecimento e procedimentos que hoje utilizamos" afirma.
Instituído em julho de 2009, o SIF é utilizado também pelos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito federal.
A inspetora ressalta que a troca de experiências e informações entre a Bahia e demais estados passará a ser possível graças ao novo sistema, o que facilitará o combate às fraudes contra o fisco nos casos de organizações criminosas que atuem em diversos estados. "Podermos acessar as demais informações disponíveis no Portal da Inteligência é importantíssimo para realizarmos um trabalho em conjunto no combate ao crime organizado, podendo nos antecipar nas ações ao conhecer novos modus operandi e chegando à frente da possível fraude a ser praticada em nosso Estado", explica.
Entre os dias 07 e 09 de novembro a Sefaz participará do 8º Encontro Nacional da Inteligência Fiscal (Enif), em Recife, que terá entre os temas debatidos a reavaliação do uso do Portal SIF.