O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz), realiza nesta segunda-feira (29) [29/04/2013] o segundo Encontro Estadual do Fisco Sul-Mato-Grossense (Enesfi).
De acordo com a Secretaria, o evento tem como objetivo alinhar as lideranças da Sefaz/MS com base no modelo de Gestão Estratégica em desenvolvimento na instituição, uma vez que a secretaria participa, desde 2009, do Programa de Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais (PMAE) do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
De acordo com o secretário de Estado de Fazenda
, Jader Julianelli Afonso, com este trabalho realizado há mais de três anos, a Sefaz tem se tornado cada vez mais eficiente quando o assunto é arrecadação. “Fechamos esse ciclo na secretaria, sempre em busca da excelência e hoje vamos detalhar todo esse projeto”, destacou.
O governador André Puccinelli, presente na abertura do Encontro, declarou apoio irrestrito à diretoria e aos colaboradores da Sefaz em suas ações e agradeceu a todos pelos resultados obtidos pelo órgão. Puccinelli ressaltou ainda que, graças ao empenho da Secretaria, o Estado tem conseguido obter bons índices de arrecadação, minimizando o impacto das perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que é o repasse aos Estados por parte do governo federal. “Devido às desonerações de impostos federais, como o IPI, o Estado recebeu em março de 2013 R$ 11 milhões a menos que em março de 2012. E se não fosse a competência da Secretaria de Fazenda, não conseguiríamos caminhar com as próprias pernas”, ressaltou.
Julianelli também destacou a importância da capacitação dos servidores do Fisco Estadual para o bom andamento da arrecadação, frente às perdas de receita por parte do FPE. “Cada desoneração que o governo federal dá, perdemos repasses significativos do FPE”, concluiu.
Os principais objetivos do evento são de desenvolver o conhecimento dos novos projetos visando às atualizações necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos da Sefaz, além de oportunizar aos participantes o debate sobre questões práticas, capacitando-os para a efetiva colaboração nos diversos setores da atividade profissional.
Fonte: Agência Notícias de Mato Grosso do Sul [Rodrigo Gordin] - 29/04/2013