A Delegacia Regional de Fiscalização de Formosa inicia na tarde de hoje (12) uma campanha para reduzir os índices de inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A operação vai cobrar o IPVA atrasado dos últimos cinco anos, inclusive o de 2013, e ocorre em parceria com prefeitura, Detran e Polícia Militar. Formosa tem frota de 84 mil veículos e inadimplência representa 10% desse valor. São aproximadamente 8.500 placas devedoras, o que representa R$ 6 milhões em IPVA atrasado.
Ações similares foram realizadas em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Caldas Novas, Morrinhos e Jataí e fazem parte do plano de ações da Gerência de Arrecadação e Fiscalização para reduzir a inadimplência em todo o Estado. A operação em Formosa será realizada por tempo indeterminado nas principais vias de tráfego da cidade, segundo o delegado Luiz Antônio Granjeiro.
Durante as operações, os veículos com licenciamento atrasado são retidos e só podem ser retirados pelos proprietários mediante o pagamento ou o parcelamento dos impostos. É utilizado o monitoramento eletrônico móvel (Reconhecimento de Caracteres Óticos – OCR), equipamento que capta imagens das placas dos veículos em circulação e confere a situação cadastral instantaneamente com o banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran).
Fonte: Comunicação Setorial- SEFAZ Goiás