A coordenação do Programa de Educação Fiscal (PEF) comemora a formação de mais 21 tutores. “Agora, temos 108 tutores em Alagoas. É uma alegria imensa para a equipe que trabalha com tanta dedicação na coordenação do curso”, declarou a coordenadora de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), Aída Gama.
A última capacitação durou 20 dias (1 a 20 de agosto) e as atividades presenciais ocorreram na Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, no período de 14 a 16.
Durante o encerramento, o
clima era de alegria e satisfação. Uma das novas tutoras, Márcia de Mello, expressou o contentamento de conquistar mais um degrau. “Mais uma conquista dentro da área de Educação Fiscal, no qual sempre defendi. Agora espero ser uma boa tutora da Esaf”, disse Marcia.A última capacitação durou 20 dias (1 a 20 de agosto) e as atividades presenciais ocorreram na Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, no período de 14 a 16.
Durante o encerramento, o
A formação de mais 21 tutores tem o objetivo de reforçar a equipe para acompanhar os alunos do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal. Os tutores formados atuarão ainda este semestre.
CRESCIMENTO
O programa de Educação Fiscal em Alagoas, que vem servindo como referência para a implantação em vários estados do País, vem evoluindo significativamente no Estado. Em 2006, eram apenas sete tutores e Alagoas aparecia em 27º no ranking nacional. “Mesmo com os obstáculos, conseguimos parcerias, em especial com a Receita Federal do Brasil e recentemente com as prefeituras de Maceió e Rio Largo e hoje temos 108 tutores e nos tornamos estado modelo com quase quatro mil disseminadores”, comemora Aída Gama.
A coordenadora do curso, Silvia Cerqueira, ressaltou a necessidade de envolvimento dos tutores com as temáticas do programa e com os alunos. “Educação de qualidade começa com coerência e comprometimento, envolvendo os alunos nos assuntos de educação fiscal, incentivando e apoiando para que realmente o curso alcance o resultado esperado”, explica.
ENTENDA O CURSO
Promovido nacionalmente pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e executado em Alagoas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE-AL) e a Receita Federal do Brasil, o curso à distância de Disseminadores da Educação Fiscal visa despertar o exercício da cidadania fiscal, da importância dos tributos e da sua função na sociedade.
Os futuros disseminadores recebem o suporte de tutores para a orientação das temáticas, exercícios e desenvolvimento do aprendizado no curso. O contato com os tutores pode ser feito via e-mail, telefone ou presencialmente. Além disso, são ofertados plantões pedagógicos aos sábados e o material de estudo da disciplina também é disponibilizado em apostilas. O curso à distância de Disseminadores da Educação Fiscal terá outra edição ainda este ano, com período de inscrições ainda a ser divulgado.
Ao todo já foram formados quase quatro mil disseminadores de educação fiscal em mais de 80 municípios alagoanos. A previsão da Sefaz é que o programa alcance, com a formação de mais tutores, todos os 102 municípios.
Os tutores fazem parte de um grupo selecionado nos cursos de Disseminadores e que tiveram bom rendimento nas disciplinas. A maioria dos tutores atua na área da educação pública entre professores e agentes administrativos, mas outros tipos de profissionais também tiveram interesse em desenvolver o trabalho voltado para a educação fiscal.
Fonte:Ascom Sefaz Alagoas - 02/09/2013
http://apl03.sefaz.al.gov.br/noticias/index.php?id=2922&idcat=16