segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BA: Experiência da Sefaz em EaD é apresentada em Congresso Internacional


A Educação a Distância (EaD) vem sendo utilizada na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/Ba) para ampliar as ações de capacitação dos seus servidores, com a oferta de 20 cursos na modalidade e a adoção de comunidades de prática para troca de conhecimentos. A experiência da Sefaz em EaD, juntamente com a implantação de medidas voltadas para a segurança do sistema de aprendizagem virtual, foi tema de mesa redonda apresentada no 19º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (CIAED), que acontece até esta quinta-feira (12), em Salvador. Para as capacitações, a Sefaz utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio da plataforma livre Moodle, um dos mais conceituados instrumentos para a realização de cursos.

A mesa foi conduzida pelo diretor da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (UCS), Ricardo Gonzalez, e contou com palestras dos servidores Alexandre Alcântara e Nailton Portela. Na Sefaz/Ba, a UCS é a unidade responsável por promover, coordenar e executar ações de capacitação, formação dos servidores e gestão do conhecimento, tendo em sua estrutura uma coordenação de ensino a distância.

A palestra de Alexandre Alcântara teve como foco a
utilização da “Comunidade de prática”, ferramenta disponível no AVA da Sefaz e que funciona como um ambiente colaborativo, fazendo uso de fóruns de discussão, nos quais os servidores podem trocar conhecimentos, ideias e soluções sobre diferentes temas. “Essa iniciativa compõe a gestão do conhecimento e tem como foco gerar núcleos de produção de conhecimento e inovação dentro da instituição. A vantagem é que ela tem fundamento em mobilidade espontânea. A ferramenta já existe há dois anos na Sefaz”, explicou Alcântara.

Já a palestra de Nailton Portela teve como tema “A segurança cibernética no AVA”. Ele disse que é possível utilizar o ambiente com ações que evitem as infrações digitais. “É preciso sempre adotar práticas de segurança que sustentem uma cultura organizacional de proteção e sobrevivência, defendendo a ‘liberdade de expressão com responsabilidade’, sem esquecer a necessidade de uso dos recursos disponíveis na sociedade digital”. Além das palestras, a Sefaz participa do 19º CIAED, de com um estande para divulgação do trabalho interno de educação a distância.

Fonte: SEFAZ Bahia - 12/09/2013