Durante reunião entre Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Silvano Alencar, e integrantes da Coordenação de Fiscalização Itinerante e Gerência de Controle de Mercadoria em Trânsito da SEFAZ PI foram apresentados resultados e estatísticas da fiscalização itinerante.Entre 2012 e 2013, a arrecadação proveniente da fiscalização ititnerante cresceu de 25,45%. Enquanto em 2012, o valor apurado foi R$ 6,8 milhões, em 2013 foram arrecadados R$ 8,5 milhões. " É importante felicitarmos os colegas pelo trabalho realizado com esmero e dedicação. Quanto à arrecadação, de maneira não específica, estamos com 9% do PIB de receita, somos exemplo de eficiência com nossa fiscalização no Brasil. É este trabalho que sustém o nosso equilíbrio.", destacou o Secretário Silvano Alencar.
A reunião também aconteceu no intuito de debater estratégias de
incremento da integração entre Centro de Operações Especiais e Coordenação de Fiscalização Itinerante, além de discutir políticas de valorização do servidor fazendário que trabalha em postos fiscais e unidades móveis de fiscalização itinerante. "Trabalho de fiscalização itinerante não é pra qualquer um, um trabalho de risco, um trabalho corajoso que ocorre diuturnamente", elogia o Diretor da Unidade de Trânsito da SEFAZ PI.
O Secretário da Fazenda destaca, dentro da política de valorização, os investimentos em capacitação e assegurou novos cursos regionalizados de capacitação, descentralizados, que ocorrerão no interior com recursos estaduais. "A melhor solução para combater a sonegação é a inteligência: investimos mais de 4 milhões nos últimos 2 anos em tecnologia, que deve ser a palavra de ordem. ", destaca Silvano.
A necessidade de aquisição de viaturas também foi considerada. A área de Fiscalização da SEFAZ PI conta com 22 viaturas e são 80 servidores habilitados nesta área da Secretaria.
Fonte: SEFAZ Piauí - 16/01/2014