No último domingo, 12 de janeiro, aconteceu a primeira fase do concurso para auditor fiscal da Sefaz-RJ. Ao todo, são oferecidas 50 vagas para o cargo, disputadas em duas provas de caráter eliminatório e classificatório, com salário de R$ 13.186,76. Estiveram presentes 4985 candidatos dos 7772 inscritos.
No primeiro dia de provas, foram aplicadas questões de Português, Inglês, Administração e Informática, Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos e Auditoria e Direito Constitucional, Administrativo, Civil e Penal. Devido a relevância do cargo, grande parte dos candidatos já se prepara para o exame há pelo menos dois anos. Entre eles o professor de geografia Fabricio Nunes de Freitas de 35 anos. “Os principais benefícios do cargo para auditor fiscal, são a estabilidade, o salário e a disponibilidade de horário. Estou há quatro anos me preparando para esta prova através de cursos, livros e turmas de exercicios, mas minha dificuldade maior mesmo é o inglês”, disse o professor.
Outro candidato bem preparado para a prova é Elielson da Silva Costa, de 57 anos. O engenheiro afirma que conhece bem o assunto e a estabilidade do cargo, assim como para grande parte dos candidatos, foi o que o atraiu: “Acredito que esta é a terceira vez que faço a prova para auditor. É uma prova bem abrangente e ao mesmo tempo difícil, todas as areas são igualmente difíceis. Porém, a área de legislação costuma ser um pouco mais complicada.”.
O cargo de auditor fiscal da Sefaz chama a atenção de pessoas também de fora do estado do Rio. Um exemplo disso é a estudante Debora Alevato, de 29 anos, que veio de Assis no interior paulista para prestar o concurso. “Estou há três anos estudando através de cursos e exercícios. Meu pai é auditor fiscal, admiro a profissão e por isso decidi fazer a prova. Mas a estabilidade é mesmo o principal.”- afirmou.
No próximo domingo, dia 19 de janeiro, será realizada a segunda fase do concurso, com questões de Direito Empresarial, Economia e Finanças Públicas, Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico, Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias.
Fonte: SEFAZ Rio de Janeiro - 13/01/2014