A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí está implementando um novo Projeto de Redesenho do Modelo de Gestão e Execução da Ação Fiscal. O programa está sendo idealizado por meio de consultoria contratada da empresa MBS Consulting, que acompanhará a Unidade de Fiscalização da SEFAZ PI durante 8 meses, que constituirão 8 etapas de trabalho. Um Seminário para apresentação do Plano de Gerência do Projeto e da empresa responsável pelo trabalho foi realizado ontem (16) e contou com a presença do Secretário da Fazenda de membros da Unidade de Fiscalização e consultores da MBS Consulting.
O Projeto de Redesenho do Modelo de Gestão e Execução da Ação Fiscal tem como foco o redesenho
dos processos, trabalhando com consultoria e capacitação. Ele abrangerá as sub-áreas da Fiscalização de Gestão de Receita, Planejamento da Ação Fiscal, Fiscalização de Empresas, Mercadorias em Trânsito e Atendimento. "Desejamos que ao fim do contrato, as experiências e inovações apresentadas tragam o que realmente é esperado pelos servidores e pela sociedade em relação às receitas do estado, diante da complexidade, especialmente do ICMS.", explica o Diretor Unidade de Fiscalização da SEFAZ PI, Edson Marques.
Com a consultoria, a Secretaria da Fazenda espera reduzir os custos administrativos, otimizar processos, aumentar qualidade das ações fiscais, aprimorar o combate da sonegação fiscal, uniformizar ainda mais procedimentos, capacitar quadro funcional, definir novas soluções tecnológicas para instrumentalizar esses objetivos específicos.
"Ousadia é buscar a modernização em um segmento no qual o conservadorismo ainda é muito forte. Este é um grande passo para a nossa Secretaria e os questionamentos a respeito das mudanças são naturais em um trabalho que requer detalhamento como o da área da fiscalização. Ainda que progressivas as mudanças devem acontecer e nunca serem 'mudança somente pela mudança'", destacou o Secretário Silvano Alencar que realizou a abertura do evento.
Os principais desafios da SEFAZ PI, segundo o consultor Villi Longhi, são o aumento da da Receita, redução ainda maior dos custos, ampliação do atendimento das expectativas e da qualidade de atendimento, agilidade de serviço e, ainda, a redução dos riscos operacionais. Para isso, ele acredita que é necessário implementar formas produtivas melhores, mais eficazes e inovadoras. "Repensar processo é fazer isso fluir melhor, de forma mais inteligente. Estaremos repensando o Controle, Planejamento e ações atrelados a uma visão de futuro alicerçada em melhores práticas do setor.", ressalta. Sobre o advento da modernidade nas organizações, Longhi ressalta ainda a necessidade de equipes interfuncionais.
A Consultora
A escolha da MBS Consulting se deu por processo de licitação. Com escritório em Porto Alegre, mas atuando em diversos estados brasileiros, a empresa presta consultoria nas áreas de Estratégia, Organização e Soluções em Tecnologia da Informação (nas áreas pública e privada). SEFAZ BA, SEFAZ MA, SEFAZ RS e Tribunal de Contas do Estado.
Fonte: SEFAZ Piauí - 16/01/2014