sábado, 25 de maio de 2013

DF: Estudantes se divertem ao aprender sobre impostos

A arrecadação de impostos e sua aplicação em benefício da comunidade foram temas abordados, nesta sexta-feira (24/05), com 160 alunos Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, localizado no Itapoã, durante palestras e apresentações teatrais, realizadas na sede da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF).

O Centro de Ensino foi a sexta instituição a participar do Portas Abertas à Cidadania, projeto que pretende levar ensinamentos sobre Educação Fiscal por meio de atividades lúdicas, como teatro, vídeos, brincadeiras, esquetes teatrais e materiais didáticos. Quinzenalmente, estudantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental visitam a Fazenda e têm lições à cerca da importância do recolhimento de tributos, da fiscalização e do investimento dos recursos.

“Aprendi que é importante pagar imposto para termos pracinha, iluminação postos de saúde e polícia nas ruas”, relatou Ítalo Rian, 11 anos, aluno da 5ª série. As questões foram abordadas na peça “Dê Cá a Minha Nota”, do grupo Mapati, com a qual o estudante diz ter se encantado e aprendido que pedir a nota fiscal é caminho para se tornar um bom cidadão.

O subsecretário do Tesouro da SEF, Paulo Santos de Carvalho, explicou aos jovens o quanto é importante a participação dos cidadãos na administração da cidade. “O Estado é como uma balança: para se manter equilibrado é preciso que a arrecadação seja suficiente para investir nos projetos voltados à melhoria de vida das pessoas. Portanto, o pagamento de impostos é fundamental para isso”, esclareceu.

Alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) de Santa Maria também se apresentaram e assistiram ao vídeo com conceitos de Educação Fiscal. Além das atividades recreativas, o grupo visitou pontos históricos e turísticos de Brasília, como o Memorial JK e a Praça dos Três Poderes.

Projeto abrangente
Além do Zilda Arns, este ano outras escolas do DF irão participar do projeto, que pretende alcançar cerca de dois mil participantes entre estudantes, professores, coordenadores e supervisores.

A iniciativa ocorre a cada 15 dias, de forma a estimular nos jovens cidadãos a participação social. Trata, ainda, de temas como orçamento e controle dos recursos públicos, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

O Portas Abertas à Cidadania é desenvolvido pelos servidores das secretarias de Fazenda e de Educação, com apoio da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Fonte: Ascom SEFAZ Distrito Federal
http://www.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/noticias/noticias_detalhe.cfm?co_seq_noticia=3385