Balanço realizado pela coordenação de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) em Belém hoje (13/05) mostra que na Operação Dia das Mães, iniciada no dia 6, foram visitados 690 estabelecimentos, com 46 apreensões de equipamentos emissor de cupom fiscal irregulares, 365 cupons não fiscais, 15 pedidos de mercadorias e comprovante de cartão de crédito, máquinas de cartão de crédito, dois blocos notas fiscais série d sendo utilizados em local diverso, além de 30 documentos chamados de relatórios gerenciais. Em uma semana de fiscalização, seis estabelecimentos foram fechados, porque estavam irregulares e não podiam funcionar.
“Os estabelecimentos fazem a opção de fechar as portas para evitar o recolhimento das mercadorias pela SEFA. O número de apreensões foi bem maior que no ano passado, mas isso já era esperado porque ampliamos a área de visitas e, com isso, cresce a possibilidade de encontrar irregularidades. Para a Secretaria, o interessante é que o contribuinte se regularize, cumpra as obrigações e funcione sem problemas”, explica a auditora de receitas Márcia Costa, coordenadora da unidade da Sefa em Belém.
As seis lojas fecharam por não possuírem inscrição estadual ou documento fiscal e só podem reabrir depois de se regularizarem junto ao Fisco.As equipes de fiscalização percorrem estabelecimentos comerciais de quatro shoppings centers na grande Belém, as lojas da Avenida Brás de Aguiar, Rua João Alfredo e Rua Santo Antônio. A Operação encerra no dia 16 de maio.
Fonte: SEFAZ Pará