A fiscalização da Secretaria de Fazenda (SEF/DF) apreendeu na noite de quinta-feira (9), no Posto Fiscal da rodovia BR-060, uma carga com quase 15 mil litros em garrafas de Vodca com destino a São Paulo. A documentação fiscal, avaliada em cerca de R$ 500 mil, informava que a mercadoria tinha origem na cidade de Catalão (GO), quando na verdade vinha de Taguatinga.
A empresa ocultou no documento a verdadeira origem da mercadoria, o que torna a nota fiscal inidônea e impede o processo de tributação da Receita do DF, causando prejuízo à arrecadação local.
De acordo com o chefe do posto fiscal da BR-060, Gilberto Vieira, a rotina das equipes de fiscalização está pautada firmemente nas diretrizes do Pacto por Brasília que, dentre outras coisas, prevê medidas efetivas de combate à sonegação de impostos no Distrito Federal.
“Mudamos nossa logística nas operações de modo a garantir a permanência dos auditores fiscais nos pontos críticos do DF, todos os dias da semana, durante 24 horas. Exemplos de fraudes como esta devem diminuir conforme cresce a sensação de risco dos sonegadores”, concluiu.
Os proprietários da carga foram autuados e a empresa terá de pagar cerca de R$ 406 mil entre multas e impostos. A carga foi liberada logo após o fim da autuação.
Fonte: SEFAZ Distrito Federal