A Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz realizou nesta terça-feira (09/12) Seminário de Educação Fiscal para alunos do Curso de Técnico em Contabilidade, dos Módulos de Contabilidade Prática II e Finanças do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizado no Instituto Benjamin Constant.
O evento, realizado no auditório da Sefaz, iniciou com a palestra sobre “Tributação no Brasil e Cidadania”, proferida pelo servidor Neiraldo Dixo, seguida da palestra “Educação Fiscal e Cidadania”, apresentada pelo servidor Augusto Bernardo, ambas com muita interação com os participantes, que tiraram dúvidas acerca da atuação da Sefaz, impostos, sonegação fiscal, pirataria, voto consciente, combate à depredação do patrimônio público, além de outros assuntos ligados à cidadania fiscal.
O evento contou com a participação das professoras Adriana Gama (Contabilidade Prática), e Elizabeth Vicente (Finanças). “A importância desse evento é para que os alunos conheçam a Educação Fiscal e coloquem em prática essas informações, além de disseminar as práticas cidadãs nos seus grupos sociais, família e comunidade, e que pratiquem no trabalho e na escolas essas informações acerca do dinheiro público e da sua correta aplicação”, concluiu Adriana Gama.
Para o aluno Marcos Daniel, “é fundamental que houvesse maior fiscalização nos comércios para aumentar a arrecadação do estado, beneficiando com isso a população, principalmente junto aos bairros, onde muitos estabelecimentos se negam a emitir o documento fiscal (nota e cupom fiscal), e porque o consumidor não pode sair do bairro somente para formalizar sua denúncia na Sefaz, por perder tempo e ser distante”.
Diante do grande interesse, a equipe de Educação Fiscal da Sefaz se prontificou a atender todas as demandas de palestras e participação em eventos dentro e fora da Sefaz, principalmente quando vindas da própria comunidade escolar, independentemente do grau de ensino.
Fonte: SEFAZ AM