sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

RJ: Fazenda apreende dois caminhões-tanque com álcool sonegando ICMS

Secretaria intensifica fiscalização

Auditores da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro apreenderam na manhã desta sexta-feira (16/1) dois caminhões-tanque carregados de álcool hidratado (combustível) por sonegação de ICMS. A carga somava 76 mil litros. Os dois motoristas estão sendo levados para a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), na Cidade da Polícia, onde prestarão depoimentos. A operação está tendo o apoio da Polícia Civil.

Um dos caminhões transportava 46 mil litros de álcool combustível de uma usina, em São Paulo, para uma distribuidora, em Londrina, e foi apreendido na BR-116, em Magé, sem ter pago o ICMS correspondente à carga.


O segundo veículo, com 20 mil litros de álcool, nem sequer possuía nota fiscal e foi flagrado abastecendo o posto revendedor de combustíveis Fortaleza, no KM 137, também da BR 116, na altura de Teresópolis. No posto já haviam sido descarregados outros 10 mil litrosdo combustível. Os dois motoristas são Joaquim Fernando de Brito e Antonio dos Reis Anovich, respectivamente. As cargas estão consignadas num depósito perto da REDUC, em Duque de Caxias.

Somente nesta semana, a Secretaria de Fazenda apreendeu sete caminhões-tanque, incluindo as apreensões de hoje. Todos os veículos estavam fora da rota que constava na nota – uma delas era do Maranhão para São Paulo. Além disso, todas as notas fiscais eram referentes ao transporte de álcool, muito embora a carga de um caminhão fosse gasolina.

Fonte: SEFAZ Rio de Janeiro