sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

RJ: Secretaria de Estado de Fazenda realiza seis operações de combate à sonegação em dezembro

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) realizou, em dezembro, seis operações de combate à sonegação. Ao todo, em 2019, já são 56 ações da Receita Estadual neste sentido. Neste último mês do ano foram fiscalizados diversos setores, como cigarros, bebidas, combustíveis e comércio.


A primeira das três operações que fecharam o ano aconteceu na semana passada. A Operação Bloqueio foi realizada pela Auditoria Fiscal de Trânsito de Mercadorias e Barreiras Fiscais (AFE-14), com o apoio da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, da Polícia Militar (PMERJ) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram apreendidos nove caminhões com bebidas que apresentavam irregularidades na documentação fiscal e emitidos mais de R$ 330 mil em autos de infração.

No dia 19 teve início a Operação Carrinho Cheio. Nela, os auditores Fiscais da Receita Estadual analisam, por amostragem, os pacotes que estão passando pelas transportadoras e suas respectivas notas fiscais.

Já a Operação Bom Velhinho começou nesta sexta-feira (20/12). Foram fiscalizados shopping centers da Região Metropolitana do Rio. Dentro dos estabelecimentos foi verificada a efetividade das operações e a situação cadastral, além da emissão da nota. Já nos terminais de carga e descarga, a tarefa foi conferir se as mercadorias estão acompanhadas da correta documentação fiscal.

Fonte: SEFAZ RJ