terça-feira, 10 de dezembro de 2019

RJ: Secretaria Estadual de Fazenda realiza operação Pulmão Limpo II

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) realizou, nesta terça-feira (10/12), a Operação Pulmão Limpo II. A ação tem o objetivo de fiscalizar empresas do setor de cigarros em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense e é um desdobramento da primeira etapa da operação, realizada em 1º de novembro.
Nas empresas, os Auditores Fiscais da Receita Estadual fizeram o levantamento do estoque de produtos e insumos e a abordagem de veículos de carga para verificar os documentos fiscais e as mercadorias transportadas. Em uma das diligências foi encontrado um caminhão que, de acordo com as informações da nota fiscal da carga, iria de Alagoas para São Paulo, portanto, não deveria estar no Rio. O carregamento, avaliado em mais de R$ 2,6 milhões, foi apreendido e levado para o Posto Fiscal de Nhangapi, em, Itatiaia. Os contribuintes fiscalizados foram escolhidos com base em uma investigação conjunta das superintendências de Fiscalização, de Planejamento Fiscal e de Inteligência Fiscal.

“A arrecadação de impostos do setor de cigarros caiu 23% entre 2014 e 2018. Essa redução chamou a nossa atenção e decidimos intensificar o monitoramento”, disse o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

Com a Operação Pulmão Limpo II, chega a 53 o número de ações realizadas este ano pela Receita Estadual para combater a sonegação e promover a educação fiscal entre os contribuintes.

Fonte: SEFAZ RJ