sábado, 29 de fevereiro de 2020

MG: Empresário do ramo alimentício acaba preso sob acusação de sonegar R$ 10 mi

Também tiveram a prisão preventiva decretada dois "laranjas" que atuavam na organização com objetivo de driblar o Fisco estadual


O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou ontem a operação “Sabor que te prende”. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva de um empresário e dois “laranjas” e cinco mandados de busca e apreensão, todos em Uberaba. A organização é acusada de sonegar mais de R$10 milhões.
A ação teve como foco uma associação criminosa chefiada por empresário que, segundo o Gaeco, possui “grande influência local” e se utilizava de pessoas e empresas interpostas – “laranjas” e “empresas de fachada” – para driblar o fisco estadual, sonegando milhões de reais à Receita.
Gaeco e PM deflagraram  operação “Sabor que te prende”A organização utilizava duas empresas, de acordo com as investigações, e ambas pertenciam à mesma pessoa. As empresas atuavam com simulações de venda subfaturada de produtos, negociando-os entre elas a preços irrisórios e impraticáveis, sobre os quais incidia ICMS abaixo do valor devido e, mesmo assim, não era pago.
Posterior à simulação de venda, a empresa “compradora” repassava produto ao consumidor, com preço real de mercado. Ambos os laranjas estavam cientes dos fatos ocorridos, colaboravam ativamente para o sucesso da empreitada criminosa e recebiam orientações do empresário que encabeçava a organização.
Participaram da operação “Sabor que te prende” o promotor do Gaeco Uberaba, José Cícero Barbosa da Silva Júnior, um policial penal, agentes do Gaeco, 25 policiais militares, servidores do Ministério Público e 18 auditores fiscais e a Advocacia Geral do Estado, que visitaram seis residências para coletar documentos. O nome da operação, segundo promotor, está relacionado ao ramo de atuação da organização, que é alimentício.