sexta-feira, 22 de março de 2013

ES: Auditor ministra palestra sobre e-commerce e os impactos no controle fiscal

Com previsões de faturamento que devem ultrapassar os R$ 28 bilhões somente em 2013 e em acelerado crescimento, o setor de e-commerce no Brasil foi tema de palestra ministrada nesta quinta-feira (22), pelo auditor fiscal da Receita Estadual, Bruno Aguilar Soares, voltada para servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Sob o tema “O Comércio Eletrônico e os impactos no controle fiscal”, a apresentação focou na discussão sobre as perspectivas de futuro para esta área diante do cenário atual.

Segundo o palestrante - especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, o encontro proporcionou a inclusão do tema no ambiente interno da Sefaz, uma vez que, além de traçar um panorama detalhado sobre o comércio eletrônico, propôs a discussão sobre a atuação do fisco e arrecadação de tributos no processo de evolução e inovação pelas quais o setor vem passando ano após ano.

“É diante desse cenário que precisamos debater hoje como será o fisco do futuro, quando a tendência é que as empresas migrem cada vez mais de seus estabelecimentos físicos para os virtuais. Por conta desse processo, as Fazendas Estaduais devem se preparar e se aprimorar para acompanhar a evolução de forma eficiente e planejada”, observou Bruno Aguilar.

Para se ser ideia da dimensão do e-commerce, a e-bit - empresa de consultoria especializada na área, estima que as compras via comércio eletrônico no país deve atingir R$ 950 milhões para o Dia das Mães, o que representa 25% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Bruno explicou que a evolução da internet e da tecnologia digital atribui aos Fiscos a necessidade de debater de forma ampla aspectos como legislação nacional do comércio eletrônico; normatização das empresas de pagamento na internet; tributação do comércio eletrônico; controle logístico de mercadorias e da cadeia de produtos; e a proteção do e-consumidor.

“Estamos vivenciando a transformação da sociedade pela era digital que a cada dia impacta nossa existência de maneira mais intensa. Com o advento da internet fomos lançados sem volta para o ciberespaço. Nossas interações tem sido impactadas pela força das tecnologias da computação, sendo que o computador alcançou status de item indispensável nesta sociedade da informação que desperta. E o Fisco, naturalmente, também é afetado pelos reflexos destas transformações”, completou.

A palestra foi apresentada posteriormente ao término de um trabalho desenvolvido pelo auditor durante a conclusão de um MBA em Gestão em Tecnologia da Informação, e diante de questionamentos de contribuintes que pretendem migrar suas operações para o ambiente virtual.

Fonte: SEFAZ Espírito Santo
http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/noticias.php?id=1499