terça-feira, 2 de junho de 2015

PI: Fiscalização Itinerante apreende carga de cigarro avaliada em mais de R$ 2 milhõe

O trabalho da Fiscalização Itinerante/COFIT da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) resultou na apreensão de uma carga de cigarro contrabandeada do Paraguai, avaliada em mais de R$ 2 milhões, sendo que apresentava nota fiscal de sacadas de sal. O fato aconteceu no último sábado (30) na região de Parnaíba.

A carga estava em um caminhão fuscão Volkswagen, placa EAC 9219, do município de Avaré – São Paulo. Foi interceptada a 800 metros do Posto Fiscal, nas proximidades da Ponte do Jandira, que fica na divisa dos Estados do Piauí e Maranhão. O veículo seguia em uma estrada clandestina, que fica no Km 01, próximo à BR 402.

De acordo com o Técnico da Fazenda Estadual, Abrão Rodrigues Viana, a carga possuía nota fiscal adulterada e estava vindo do município de Chaval, no Estado Ceará, com destino ao município de Cândido Mendes, no Estado do Maranhão.



“Essa carga foi apreendida após uma blitz realizada pela Secretaria de Fazenda em uma estrada vicinal que interliga as BRs 343 e 402. Acreditamos que este caminhão pegou o produto na capital do Ceará, Fortaleza, e iria transportar até o Maranhão. A gente sempre trabalha nestes locais clandestinos, que não são bem localizados no mapa e que sempre são utilizados pelos contrabandistas”, explicou Abraão Rodrigues Viana.

Ele acrescenta que a abordagem do caminhão Volkswagen 24.250 CNC de cor branca, com placas EAC-9219 de Avare-SP, aconteceu por volta das 5h30min em uma estrada vicinal que interliga o município de Buriti dos Lopes a ponte do Jandira.


No momento da abordagem o condutor do caminhão conseguiu fugir pelo matagal. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada, porém não conseguiu localizar o motorista. Uma guarnição da Força Tática de Parnaíba também esteve no local dando apoio à ocorrência. O veículo e a carga de cigarros foram levados para a Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba.

Ao todo foram apreendidos 11.085 (onze mil e oitenta e cinco) pacotes de cigarros. Cada embalagem possui 10 carteiras, o que totaliza 2.217.000 (dois milhões e duzentos e dezessete) cigarros.

Fonte: SEFAZ Piauí