quarta-feira, 12 de março de 2014

DF: Operação Pirilampo fiscaliza vias do DF nesta quarta-feira

Desde a noite desta terça-feira (11), as principais rotas de evasão do Posto de Fiscalização da BR-060 (Posto Ana) são fiscalizadas pelos auditores da Secretaria de Fazenda do DF. Até o momento, cerca de nove veículos foram identificados com algum tipo de irregularidade no transporte das cargas.

Intitulada operação Pirilampo, o foco das abordagens é justamente as proximidades do posto, com foco nas mercadorias que entram e saem do DF pela BR 060 e DF’s 180 e 290.

De acordo com subsecretário da Receita, Wilson de Paula, as atenções foram redobradas para os produtos sujeitos à substituição tributária, aos regime de pagamento antecipado do imposto e aos que estão sem nota fiscal.


“Cargas como carne, bebida, medicamento, materiais de construção, entre outros, devem recolher o ICMS antes de entrar no DF, e após um levantamento, observamos que isso não está sendo feito. Por isso o foco nessas empresas. Outras mercadorias estão entrando no DF sem a nota fiscal, o que também não pode.”, explicou Wilson de Paula.

Foram escalados para esta fiscalização 33 homens: auditores (10); gestores (2); técnicos fazendários (9); policiais civis da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária (8), além de apoios (4).

Todos os veículos, identificados com irregularidades, serão encaminhados ao depósito de bens apreendidos da Receita local, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

O balanço parcial da operação será divulgado ainda nesta quarta-feira, às 16h. Já os dados consolidadores serão repassados à imprensa na quinta-feira (13).

Fonte: Sefaz Distrito Federal - 12/03/2014