sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

AM: Maior presença do fisco

Em 2012, a Secretaria de Fazenda realizou 2.631 fiscalizações que incluíram ações diversas, entre elas a vistoria física em segmentos específicos como centros de compras. Numa ação desenvolvida pela Subgerência de Automação - SGAU, em outubro passado, junto a estabelecimentos comerciais localizados em Shoping Centeres, o foco centralizou-se na regularidade cadastral, além do cumprimento de obrigações acessórias como a regular emissão de documento fiscal.

O saldo da operação foi a emissão de 31 notificações de cumprimento de exigências fiscais, quatro Autos de Apreensão de equipamento emissor de cupom fiscal não autorizado e o lacre de quatro estabelecimentos que estavam em funcionamento sem a devida inscrição junto ao fisco estadual.

No ano passado, as fiscalizações de rua ficaram suspensas e retornaram, em 2013, com o intuito de combater a sonegação e a prática ilegal de transporte de carga sem documentos fiscais. A secretaria já estuda aumentar o tempo de permanência dos auditores nas ruas como forma de combater o desembarque e saída de cargas para outros estados e municípios ilegalmente. As blitze devem começar às 4h da manhã e se prolongarem pela noite com alternância de pontos a fim de que impedir que um motorista informe ao outro a localização das equipes, possibilitando a fuga.

Fonte: SEFAZ Amazonas