terça-feira, 2 de abril de 2013

AL: Técnicos fazendários da Bahia irão ‘importar’ Nota Fiscal Alagoana

Representantes da Secretaria da Fazenda da Bahia se reúnem nesta terça-feira (02) e quarta-feira (03) com gestores da Sefaz-AL para conhecer o programa Nota Fiscal Alagoana. O objetivo da visita é implantar o programa na Bahia e criar uma rede de cooperação entre os estados.

Na reunião desta terça-feira, foram apresentados os aspectos de funcionamento e estruturação do programa Nota Fiscal Alagoana. Estavam presentes a coordenadora setorial de Comunicação e Educação Fiscal, Aída Gama; o coordenador de Informática, Marcelo Malta; o técnico do programa Marco Aurélio Toneli, além dos técnicos fazendários da Bahia Antônio Carlos dos Santos Costa, coordenador do Programa de Educação Fiscal, e Jorge Saldanha, analista técnico. Representantes do Procon-AL, o gestor de Atendimento Denis Malta e o coordenador de Fiscalização João Lessa, também participaram do encontro e explicaram as ações do órgão, que atua com a Sefaz.

Segundo Antônio Costa, coordenador do Programa de Educação Fiscal da Bahia, a expectativa é levar o sistema desenvolvido em Alagoas e adaptá-lo. “Estudamos vários programas de diversos estados e escolhemos o de Alagoas por ser mais completo e adequar-se a nossa realidade. Vamos aproveitar o máximo possível e para a Bahia vai ser muito bom, vai facilitar nossa vida”, destaca o coordenador.

A cooperação técnica firmada entre as secretarias pretende, entre outros aspectos, reduzir os custos de implantação dos sistemas. “Pensávamos em contratar uma consultoria para realizar o trabalho, mas agora vamos apenas adaptar o que já existe aqui em Alagoas”. Na próxima reunião, os técnicos terão acesso ao sistema de informática do programa.

EDUCAÇÃO FISCAL

O Estado da Bahia realiza ações de cidadania e solidariedade como a doação de notas e cupons fiscais para instituições de caridade, no entanto, a pretensão é ampliar a capacidade do programa de Educação Fiscal e contemplar também os consumidores.

Entre as metas esperadas pelos baianos estão a redução do uso de papel, a criação de prêmios e sorteios, um maior controle na arrecadação e o incentivo ao exercício da cidadania fiscal, a exemplo de Alagoas.

O PROGRAMA
Qualquer pessoa pode participar do Programa da Nota Fiscal Alagoana (NFA) e concorrer a prêmios em dinheiro. Para isso, basta possuir CPF ou CNPJ e se cadastrar no programa da NFA pela internet através do endereço eletrônico: www.sefaz.al.gov.br/nfa.

No sistema, o consumidor informará alguns dados básicos e obterá uma senha para ter acesso a todas as informações referentes ao programa, como o total do crédito a que terá direito, a forma como gostaria de utilizar o crédito, as notas fiscais de venda a consumidor, os cupons fiscais em que indicou seu CPF, impressão dos documentos fiscais, acompanhamento das reclamações registradas, entre outros.


Fonte:Ascom Sefaz Alagoas
http://apl03.sefaz.al.gov.br/noticias/show_noticia.php?id=2863&idcat=16