sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

RJ: Operação Jingle Bells II termina hoje com blitz no shopping Rio Sul

Aconteceu na quarta-feira, 17/12/14 no shopping Rio Sul, em Botafogo, a última etapa da Operação Jingle Bells II, que desde novembro realizou blitzes em 13 shoppings do Estado para combater a sonegação de ICMS. Noventa auditores da Secretaria de Estado de Fazenda vistoriaram 324 lojas e registraram 120 autos de constatação, sendo 74 por irregularidades no Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e máquinas de cartão de crédito. Também foram detectados dois estabelecimentos funcionando sem inscrição estadual.

Na área de carga e descarga do shopping, 12 agentes da equipe volante da Secretaria fiscalizaram 333 veículos com mercadorias. As abordagens resultaram em 50 autos de constatação relacionados à falta de documentos e/ou irregularidades com as notas fiscais dos produtos.


Com a blitz de hoje no shopping Rio Sul, a Operação Jingle Bells II termina com um saldo de 2951 lojas vistoriadas; 871 autos de constatação nas lojas, sendo a maior parte por irregularidades no Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e máquinas de cartão de crédito; 18 estabelecimentos sem inscrição estadual; e 3200 veículos abordados que geraram 447 autos de constatação por conta de falta de documentos das mercadorias e/ou irregularidades com os mesmos. Os shoppings vistoriados foram: Grande Rio, em São João de Meriti; Via Parque, Rio Design, Novo Leblon, Open Mall, Millenium, Barra Shopping e Village Mall, na Barra; Shopping Leblon e Rio Design Leblon, no Leblon; Plaza Shopping, em Niterói; Norte Shopping e Shopping Nova América, em Del Castilho; e Rio Sul, em Botafogo.

Em todas as operações, além do combate à sonegação de ICMS, os auditores fiscais verificaram se os estabelecimentos possuiam inscrição no Cadastro Estadual. Também conscientizaramm os contribuintes e consumidores da importância da emissão e solicitação de nota fiscal. 

Na primeira edição da Operação Jingle Bells, em novembro e dezembro de 2013, foram cerca de 500 lojas vistoriadas com 181 autos de constatação e 5.269 veículos com 1.241 autuações nos principais shoppings do Estado.

Fonte: SEFAZ Rio de Janeiro