terça-feira, 28 de abril de 2015

PE: Sefaz-PE lança jogo eletrônico Corrida das Notas

Provocar nos jovens o interesse pelos problemas e questões relacionados ao pagamento de tributos e ao controle social, conscientizando-os sobre a importância de atuarem como cidadãos ativos na sociedade. Este é o objetivo do jogo eletrônico Corrida das Notas, que Gerência do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) passa a disponibilizar no endereço http://jogo.sefaz.pe.gov.br.

A interface do jogo é simples e intuitiva, tendo como pano de fundo o casario histórico da Rua da Aurora, no Recife. O menino precisa correr para driblar obstáculos como latas de lixo, urubus e vilões e assim conseguir coletar o maior número de notas fiscais possível. A pontuação alcançada pode ser submetida e aparecer em um ranking, estimulando a competição entre jogadores.

Após coletar as notas o jogador é convidado a ajudar a melhorar sua cidade, trocando os documentos fiscais por melhorias nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e lazer, transporte ou educação e saneamento. É a chamada Gestão de Benefícios.


“Este recolhimento de notas gera benefícios para a própria cidade, como a construção ou o reparo de escolas e hospitais, o recapeamento de ruas, entre outros benefícios. No jogo, a partir de 50 notas já é possível investir em uma dessas áreas, mostrando de que forma o pagamento dos tributos pode ser revertido em favor da população”, explica a gerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz-PE, Ana Cláudia Leimig.

Segundo ela, a ideia do jogo é oferecer uma ferramenta para que alunos da rede pública estadual possam aprender seus direitos e deveres em relação à cidadania fiscal de forma lúdica. No segundo semestre, a Sefaz-PE pretende, em parceria com a Secretaria de Educação, promover competições do Corrida das Notas em cinco escolas da Região Metropolitana do Recife. “Aqueles que alcançarem melhor pontuação receberão prêmios, como forma de estimular a participação”, conta Ana Cláudia.

Desenvolvimento – O jogo Corrida das Notas foi desenvolvido pela empresa Mídias Educativas, sediada no Porto Digital, especialmente para o Programa de Educação Fiscal da Sefaz-PE. A empresa é especializada no desenvolvimento de soluções educacionais em formato digital, utilizando fundamentos em teoria da aprendizagem humana para criar recursos didáticos por meio de tecnologia. O investimento no projeto foi de R$ 137 mil.

Programa – O Programa de Educação Fiscal da Sefaz-PE está atrelado ao Programa Nacional de Educação Fiscal, coordenado pelo Ministério da Fazenda. Dispõe de material didático (inclusive em espanhol, inglês e alemão), vídeos, gibis e outras atividades sobre o tema. Interessados em levar o programa a empresas e escolas podem entrar em contato pelo telefone 81-3183.6267 ou pelo e-mail gefe@sefaz.pe.gov.br.