terça-feira, 13 de maio de 2014

BA: Blitz do IPVA será realizada até sexta-feira (16) em Cruz das Almas

Dando continuidade às blitzes para abordagem aos contribuintes em débito com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), nesta semana, até sexta-feira (16), será realizada uma operação na cidade de Cruz das Almas, localizada a 146 quilômetros de Salvador. O local e a data exata não serão divulgados, para manter o efeito surpresa da ação. As blitzes do IPVA são realizadas conjuntamente pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), Detran-Ba, Polícia Militar e prefeituras.

Retomadas em novembro de 2013, as operações passaram a ser permanentes em 2014 devido ao bom resultado alcançado. “O fato de os motoristas ficarem sabendo da existência das blitzes tem motivado a quitação dos débitos. Eles estão preferindo pagar o IPVA a correr o risco de ter o veículo apreendido”, explica o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Antônio Félix Mascarenhas. Algumas das cidades que já tiveram blitzes esse ano, além de Salvador, foram Feira Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Irecê.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o DAE – Documento de Arrecadação Estadual com o valor do débito, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitá-lo e evitar, assim, que haja apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

IPVA 2014
Quem perdeu o prazo para pagar o IPVA 2014 com o desconto de 10%, ainda pode efetuar o pagamento, em cota única, com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os contribuintes podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando-se o vencimento da primeira cota, de acordo com o número final da placa.

Para pagar o imposto, o proprietário do veículo deve dirigir-se a qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Os valores do IPVA de 2014, assim como o calendário de pagamento, podem ser consultados neste site, no canal Inspetoria Eletrônica - IPVA.

Fonte: SEFAZ Bahia - 13/05/2014