quarta-feira, 7 de maio de 2014

MA: SEFAZ adquire novo ônibus para o programa de Educação Fiscal

O ônibus foi adaptado e possui espaço para 9 poltronas e uma cabine com 10 computadores, armários, frigobar e tela de projeção, onde serão realizadas as atividades do programa de Educação Fiscal.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) recebeu o novo ônibus do programa de Educação Fiscal que funcionará como Estação de capacitação e disseminação do Programa de Educação Fiscal.

O veículo sofreu adaptações para o suporte do tipo ônibus/unidade móvel e foi obtido com recursos oriundos do Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado do Maranhão (PROFISCO), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As adaptações incluem recursos audiovisuais, de comunicação e informática com suporte para abrigar toda a infraestrutura necessária para a execução de trabalho itinerante de treinamento e palestra em ponto fixo não permanente. O ônibus é totalmente climatizado, com espaço para 9 poltronas e uma cabine com 10 computadores, armários, frigobar e tela de projeção, onde serão realizadas as atividades do programa de Educação Fiscal.

De acordo com um dos coordenadores do programa de Educação Fiscal, Francisco de Assis Filho, a nova aquisição da unidade móvel é um passo importante para a disseminar o programa pelo estado. ''Esperamos obter a ampliação da capacidade operacional da coordenação do Programa de Educação Fiscal para realizar as atividades de sensibilização e formação de disseminadores da educação fiscal, especialmente nas áreas do território maranhense ainda com dificuldade para acesso às redes de comunicação'', destacou.

Os recursos para esta aquisição estão previstos na Ação 6.1 - Fortalecimento e consolidação do programa de Educação Fiscal, do Planejamento Estratégico.

Sobre o programa de Educação Fiscal
O Programa de Educação Fiscal fortalece a estratégia para uma gestão pública transparente e comprometida com a participação social na estrutura governamental. O objetivo é estimular o cidadão a fiscalizar os gastos do governo, com repercussão na eficiência do gasto público o que, por seu turno, é fator chave para redução da sonegação e aumento das receitas.

O Programa de Educação Fiscal é um dos principais instrumentos que a Secretaria de Estado da Fazenda dispõe para aperfeiçoamento e melhoria do relacionamento institucional com a sociedade civil, por esta razão a SEFAZ definiu como uma das suas estratégias intensificar e expandir as ações voltadas para a educação fiscal (Estratégia 3 do Plano estratégico).

Fonte: SEFAZ Maranhão - 07/05/2014