sexta-feira, 9 de maio de 2014

RJ: SECRETARIA DE FAZENDA RECEBE NOVOS AUDITORES FISCAIS

Servidores tomam posse no Palácio da Guanabara em cerimônia com o governador Luiz Fernando Pezão

Vinte e quatro auditores fiscais tomaram posse nesta quarta-feira, 7/5, em cerimônia no Palácio da Guanabara presidida pelo governador Luiz Fernando Pezão, pelo secretário de Fazenda Renato Villela e pelo subsecretário de Receita George Santoro. Todos participaram do 15º concurso lançado pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, em setembro de 2013. Durante a cerimonia o Governador autorizou a realização este ano de novo concurso para auditor fiscal. A Sefaz irá estruturar o processo. A iniciativa visa manter a recomposição contínua dos quadros da Secretaria, reduzido, após um período de dezoito anos sem a realização de exames. Participaram também do evento no Palácio o subsecretário geral da Sefaz Paulo Tafner, o presidente da Alerj deputado Paulo Melo e o líder de governo na Alerj deputado André Corrêa.


Como vem sendo praxe desde 2007, o concurso para auditor fiscal do Estado do Rio é um dos mais disputados do país. Após a primeira prova, permaneceram concorrendo ao cargo 3,9 mil candidatos, dos quais 24 foram empossados. O concurso foi lançado em setembro de 2013 com duas provas realizadas em janeiro deste ano. O primeiro colocado, com 156 pontos, foi Juliana Fernandes Migowski. Esse foi o sexto concurso para auditor fiscal realizado pela SEFAZ desde 2007, totalizando 591 auditores fiscais empossados no período, sendo 434 homens e 157 mulheres. Nos concursos realizados para auditor, a estratégia da Fazenda é oferecer entre 50 e 100 vagas para que o novo pessoal possa ser bem preparado pela Escola Fazendária – órgão da Secretaria responsável pela formação dos servidores. 

Além dos seis concursos de auditores fiscais desde 2007, a SEFAZ realizou mais quatro de Analista de Controle Interno, quatro de Oficiais da Fazenda e um de Analista em Finanças Públicas. No total, foram empossados até hoje 1068 servidores, sendo que pouco mais da metade é auditor fiscal.

“Por décadas o Rio de Janeiro perdeu sua importância na federação com a redução da sua capacidade econômica. Mas nos últimos anos a SEFAZ trabalhou fortemente para dar as condições básicas de mudança desse cenário. A Secretaria aumentou a arrecadação, realizou concursos e está investindo na capacitação dos servidores para o melhor desempenho de suas funções. Com isso, registramos atualmente uma melhoria considerável na realidade econômica do Estado, que cresce acima da média nacional”, explica o secretário de Fazenda Renato Villela.

A arrecadação de ICMS em 2013 totalizou R$ 30,727 bilhões, contra R$ 26,662 bilhões arrecadados em 2012. O crescimento foi de 15,25%, muito superior ao crescimento verificado em 2012 contra 2011, cuja variação foi de 7,5%. A implantação de vários produtos na Substituição Tributária, o cruzamento de bancos de dados e as blitzes foram os grandes responsáveis pelo resultado.

Fonte: SEFAZ Rio de Janeiro, 07/05/2014