quinta-feira, 8 de maio de 2014

PR: Auditores fiscais discutem “Inteligência na Gestão Pública”, em seminário realizado em Curitiba

“O trabalho dos auditores fiscais é base fundamental para o funcionamento da estrutura do Estado”, disse o secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, na abertura do IV Seminário do Fisco Paranaense. Cerca de 200 auditores fiscais do Paraná participam do evento, que foi iniciado na noite de terça-feira (22) e se encerra nesta quinta (24). 

Sebastiani enfatizou a importância do trabalho dos auditores fiscais para assegurar que os recursos originados da contribuição do cidadão cheguem ao Tesouro Estadual. “É com esses recursos que o Governo do Estado atende às demandas do cidadão em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Portanto, o auditor fiscal tem papel fundamental na execução da boa gestão pública”, acrescentou. 


Por iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), em parceria com a Escola de Administração Tributária (Esat), o seminário neste ano debate sobre “Inteligência na Gestão Pública”. 

O tema é oportuno, na avaliação do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Manoel Isidro dos Santos Neto. “Boa parte das administrações públicas no País parece não levar muito a sério a questão da inteligência, especialmente no que se refere à tributação, que é de onde se originam os recursos para a execução das políticas públicas”, destacou Santos Neto. 

O diretor da Coordenação da Receita Estadual, Helio Obara, disse que o momento é oportuno para discutir temas como Inteligência na Gestão Pública, Inovação no Ambiente Corporativo, Gestão por Desempenho, Planejamento Estratégico, a Moderna Administração e o Fisco do Século XXI.

Segundo ele, na sociedade do conhecimento, as transformações e inovações tecnológicas afetam o cotidiano das pessoas e, por consequência, das organizações onde estão inseridas. “Isso implica na mudança do perfil de conhecimento exigido do auditor fiscal. É necessário que tenhamos auditores capacitados para extrair inteligência a partir do grande número de informações hoje disponíveis”, disse Obara. 

O presidente do Sindafep, José Carlos Carvalho, destacou que a participação dos auditores fiscais no seminário é fundamental. “Estamos tentando mostrar para a sociedade o que é a Receita do Estado e a importância do nosso trabalho para o desenvolvimento de dos serviços para atender aos anseios da população". 

O coordenador da Escola de Administração Fiscal (Esat), Carlos Dell Agnelo, destacou a parceria entre o Sindafep e a Esat na promoção do seminário e disse que os objetivos são comuns e que a ideia de um fisco melhor permeia as duas entidades. “Posso dizer seguramente que manter os mesmos objetivos e trabalhar em conjunto com respeito, bom senso e empatia são a receita do sucesso”, afirmou.

Fonte: SEFAZ Paraná, 23/04/2014