quarta-feira, 2 de abril de 2014

BA: Blitzes do IPVA são intensificadas em abril em Salvador e no interior

Neste mês de abril, as blitzes para abordagem aos motoristas em débito com o IPVA serão intensificadas na capital e no interior do estado. A primeira operação do mês acontece nesta quinta-feira (3), em Salvador, que já conta com uma programação definida de blitzes semanais até o final de abril. No dia 4, sexta-feira, será a vez de Feira de Santana. Outros municípios do interior como Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Irecê também estão em abril na rota das equipes de fiscalização, compostas por servidores da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), do Detran-Ba, da Polícia Militar e das respectivas prefeituras.


Retomadas em novembro de 2013, as operações passaram a ser permanentes em 2014 devido ao bom resultado alcançado. “O fato de os motoristas ficarem sabendo da existência das blitzes tem motivado a quitação dos débitos. Eles estão preferindo pagar o IPVA a correr o risco de ter o veículo apreendido”, explica o diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix Mascarenhas. Algumas das cidades que já tiveram blitzes esse ano, além de Salvador, foram Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Eunápolis.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o DAE – Documento de Arrecadação Estadual com o valor do débito, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitá-lo e evitar, assim, que haja apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz-Ba, pelo 0800 071 0071.

Fonte: SEFAZ Bahia - 02/04/2014