sexta-feira, 4 de abril de 2014

BA: Blitzes IPVA: Semana termina com 180 veículos abordados e 21 rebocados

A semana em que as blitzes do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foram intensificadas na capital e interior baiano terminou com um total de 180 veículos abordados e 21 apreendidos por falta de pagamento do imposto. Na quarta-feira (2) a fiscalização aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, abordando 150 automóveis, dos quais três foram rebocados para o pátio da Polícia Rodoviária Estadual. Na quinta-feira (4) a blitz ocorreu em Salvador, na região do Dique do Tororó, com um saldo de 30 veículos vistoriados e 18 apreendidos.

No mês de abril, as blitzes deverão ocorrer semanalmente na capital. No interior, estão previstas ações em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Amargosa e Irecê. Retomadas em novembro de 2013, as operações passaram a ser permanentes em 2014 devido ao bom resultado alcançado.

“O fato de os motoristas ficarem sabendo da existência das blitzes tem motivado a quitação dos débitos. Eles estão preferindo pagar o IPVA a correr o risco de ter o veículo apreendido”, explica o diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix Mascarenhas. Algumas das cidades que já tiveram blitzes esse ano, além de Salvador, foram Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Eunápolis.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o DAE – Documento de Arrecadação Estadual com o valor do débito, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitá-lo e evitar, assim, que haja apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz-Ba, pelo 0800 071 0071.

Para verificar se o seu veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar o site www.sefaz.ba.gov.br, no link “Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados”, e digitar o CPF, CNPJ ou o Renavam. Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido: link “Inspetoria Eletrônica – IPVA”. Depois, deve clicar em “DAE para pagamento – Exercícios notificados”.

IPVA 2014
Quem perdeu o prazo para pagar o IPVA 2014 com o desconto de 10%, até 26 de fevereiro, ainda pode efetuar o pagamento, em cota única, com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os contribuintes podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando-se o vencimento da primeira cota, de acordo com o número final da placa.

Para pagar o imposto, o proprietário do veículo deve dirigir-se a qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Os valores do IPVA de 2014, assim como o calendário de pagamento, também estão disponíveis no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br).

Fonte: SEFAZ Bahia - 04/04/2014