quarta-feira, 4 de setembro de 2013

AL: Alagoas passa a ter mais de 100 tutores de Educação Fiscal


A coordenação do Programa de Educação Fiscal (PEF) comemora a formação de mais 21 tutores. “Agora, temos 108 tutores em Alagoas. É uma alegria imensa para a equipe que trabalha com tanta dedicação na coordenação do curso”, declarou a coordenadora de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), Aída Gama.

A última capacitação durou 20 dias (1 a 20 de agosto) e as atividades presenciais ocorreram na Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, no período de 14 a 16.

Durante o encerramento, o
clima era de alegria e satisfação. Uma das novas tutoras, Márcia de Mello, expressou o contentamento de conquistar mais um degrau. “Mais uma conquista dentro da área de Educação Fiscal, no qual sempre defendi. Agora espero ser uma boa tutora da Esaf”, disse Marcia.

A formação de mais 21 tutores tem o objetivo de reforçar a equipe para acompanhar os alunos do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal. Os tutores formados atuarão ainda este semestre.

CRESCIMENTO
O programa de Educação Fiscal em Alagoas, que vem servindo como referência para a implantação em vários estados do País, vem evoluindo significativamente no Estado. Em 2006, eram apenas sete tutores e Alagoas aparecia em 27º no ranking nacional. “Mesmo com os obstáculos, conseguimos parcerias, em especial com a Receita Federal do Brasil e recentemente com as prefeituras de Maceió e Rio Largo e hoje temos 108 tutores e nos tornamos estado modelo com quase quatro mil disseminadores”, comemora Aída Gama.

A coordenadora do curso, Silvia Cerqueira, ressaltou a necessidade de envolvimento dos tutores com as temáticas do programa e com os alunos. “Educação de qualidade começa com coerência e comprometimento, envolvendo os alunos nos assuntos de educação fiscal, incentivando e apoiando para que realmente o curso alcance o resultado esperado”, explica.

ENTENDA O CURSO
Promovido nacionalmente pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e executado em Alagoas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE-AL) e a Receita Federal do Brasil, o curso à distância de Disseminadores da Educação Fiscal visa despertar o exercício da cidadania fiscal, da importância dos tributos e da sua função na sociedade.

Os futuros disseminadores recebem o suporte de tutores para a orientação das temáticas, exercícios e desenvolvimento do aprendizado no curso. O contato com os tutores pode ser feito via e-mail, telefone ou presencialmente. Além disso, são ofertados plantões pedagógicos aos sábados e o material de estudo da disciplina também é disponibilizado em apostilas. O curso à distância de Disseminadores da Educação Fiscal terá outra edição ainda este ano, com período de inscrições ainda a ser divulgado.

Ao todo já foram formados quase quatro mil disseminadores de educação fiscal em mais de 80 municípios alagoanos. A previsão da Sefaz é que o programa alcance, com a formação de mais tutores, todos os 102 municípios.

Os tutores fazem parte de um grupo selecionado nos cursos de Disseminadores e que tiveram bom rendimento nas disciplinas. A maioria dos tutores atua na área da educação pública entre professores e agentes administrativos, mas outros tipos de profissionais também tiveram interesse em desenvolver o trabalho voltado para a educação fiscal.

Fonte:Ascom Sefaz Alagoas - 02/09/2013
http://apl03.sefaz.al.gov.br/noticias/index.php?id=2922&idcat=16