quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AL: Secretaria da Fazenda apreende R$ 1,3 milhão de cigarros sem nota fiscal

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) apreenderam, no fim da manhã desta quarta-feira (23), um veículo carregado com cigarros estrangeiros sem nota fiscal, no posto de fiscalização em Novo Lino-AL, localizado a 100 km da capital alagoana.

O veículo apreendido, um caminhão Mercedes Benz, com placa de Santa de Catarina, estava com aproximadamente 432 mil maços de cigarros das marcas Meridian e Mighty, oriundas do Paraguai. Em nota fiscal, o veículo deveria estar transportando milhos de uma empresa de cereais do Mato Grosso do Sul para uma empresa de criação de gados do Rio Grande do Norte.

A irregularidade foi detectada por intermédio da diferença do peso da mercadoria. “O peso da carga na pesagem estava diferente do referido na nota fiscal, que informava 30 mil quilos. No entanto, após pesarmos, constatou-se que a carga era apenas de 15 mil. Foi aí que resolvemos conferir a mercadoria: no lugar de milho, estavam caixas de cigarros do Paraguai”, relatou o fiscal da Sefaz que estava no local no momento da apreensão.

A mercadoria apreendida está avaliada em R$ 1,3 milhão e será entregue à Polícia Federal. O motorista fugiu do local no momento da pesagem do veículo. O Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e o fiscal do posto seguiram até as imediações de Novo Lino em busca do condutor, que até às 17h, desta quarta-feira (25), não tinha sido encontrado.

Fonte: Ascom SEFAZ Alagoas - 25/09/2013