quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AL: Juceal finaliza análise dos Livros Digitais recebidos até 2011

Contribuintes devem conferir e corrigir os livros que entraram em exigência; análise dos livros de 2012 e 2013 deve ser concluída em outubro deste ano

Mais de 1.500 Livros Diários Digitais enviados até 2011 ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) foram analisados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). O órgão informou que os contribuintes devem conferir se as Escriturações Contábeis protocoladas foram deferidas ou entraram em exigência. Caso seja preciso alguma correção, os contadores devem ficar atentos ao prazo de trinta (30) dias. Ultrapassado este tempo, uma nova taxa deverá ser paga.

Para ter acesso às exigências que precisam ser cumpridas para autenticação ou até mesmo para verificar o status do Livro, o contribuinte deve acessar o Programa Validador e Assinador (PVA) – disponível para download no portal da Receita Federal do Brasil.

De acordo com dados atualizados da Juceal, 76% dos Livros Digitais recebidos, incluindo os de 2013, foram analisados pelo órgão. “Nossos servidores têm trabalhado para cumprir a meta, que é finalizar a apreciação destas Escriturações em outubro. Foram avaliados mais de 2.500 Livos e agora restam apenas 819. Acreditamos que as análises serão zeradas dentro do prazo”, contou José Lages Júnior, presidente da Junta Comercial.

Check-list de Livros Mercantis
Para orientar o contribuinte que irá autenticar Livros Mercantis, Juceal adaptou o check-list de erros mais comuns desenvolvido pela Fenacon, Conselho Federal de Contabilidade, Receita Federal e Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI). Este check-list serve tanto para livros digitais quanto para livros físicos. Além disto, o informativo conta com a relação dos Livros Comerciais obrigatórios, facultativos e especiais.

Este Check-list está disponível em formato digital no portal da Junta Comercial(http://www.juceal.al.gov.br/portal/) – na área ‘Manuais de Orientação’ – e na sede da Juceal. Estes informativos foram também enviados ao Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL), Receita Federal do Brasil em Alagoas, Associação Comercial de Maceió, Sescap e às Delegacias da Junta em Arapiraca e Palmeira.

Fonte: Junta Comercial de Alagoas [Karoline Torres – ASCOM] 09/2013