quinta-feira, 18 de julho de 2013

AL: Rio Largo vai municipalizar o Programa de Educação Fiscal

O Programa de Educação Fiscal (PEF) chega à cidade de Rio Largo-AL. Em reunião realizada na manhã de quarta-feira, 17, com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), Secretaria de Estado da Educação (SEE-AL) e Receita Federal, os secretários municipais de Educação, Ana Paula Narciso, e Finanças, Paulo Cesar Medeiros, firmaram compromisso de aplicar o programa em Rio Largo. “Rio Largo só tem a ganhar com o programa, que leva conscientização ao cidadão sobre a importância dos tributos”, disse Medeiros.


O PEF tem o objetivo de levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos; criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão e sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo.

Tudo começou com a disseminadora de Educação Fiscal, Jeane Cassiano Souza. “Fiz o curso à distância de disseminadores e percebi a importância do curso. Tomei a iniciativa de levar o meu projeto de conclusão para a secretária de Educação de Rio Largo, durante a Conferência Municipal de Educação no início deste mês, e ela não hesitou, abraçou o programa, tanto ela como o secretário Paulo Cesar”, destacou Jeane, que vai usar seu projeto direcionado para a escola em que trabalha, ampliar e aplicar nas escolas municipais.

Segundo Ana Paula, no primeiro momento, haverá palestra para os servidores e professores da Educação, que serão capacitados para serem multiplicadores dentro das salas de aula. “Após a conscientização, vamos trabalhar a Educação Fiscal de forma multidisciplinar, desde o 1º ao 9º ano, onde os alunos vão aprender a cobrar a nota fiscal, onde são investidos os recursos e como cobrar o retorno desses impostos”, ressaltou a secretária.

PROGRAMA DA NOTA FISCAL 
O secretário de Finanças, Paulo César, também anunciou o interesse de implantar a Nota Fiscal Eletrônica. “A idéia é que no próximo ano tenhamos o sistema implantado, vamos trabalhar nesse sentido”, disse Paulo Cesar.

Participaram da reunião com os secretários de Rio Largo a coordenadora da Educação Fiscal da Sefaz, Aída Gama; a representante da Educação Fiscal na Receita Federal, Valéria Souza, e a coordenadora do Curso à Distância Disseminadores da Educação Fiscal, Silvia Jane Cerqueira.

Fonte: Ascom SEFAZ Alagoas