segunda-feira, 15 de julho de 2013

GO: Educação Fiscal apresenta balanço do primeiro semestre de 2013

O Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe/Go) divulgou hoje, segunda-feira (15), um balanço das atividades realizadas de janeiro a junho deste ano. Foram realizadas diversas ações dentre elas: seminários, encontros pedagógicos, cursos de reciclagem, com objetivo de fortalecer e expandir os conteúdos de Educação Fiscal. Os trabalhos realizados pelo grupo se concentram principalmente em escolas, órgãos públicos e entidades de classe. Ao todo foram atingidas mais de quatro mil pessoas em 16 municípios.


O coordenador José Humberto de Miranda destaca os avanços realizados no primeiro semestre. Dentre eles o Movimento Pedagógico Estratégico (MPE), organizado pela Secretaria de Estado da Educação, onde os colégios da rede estadual de ensino semanalmente recebem palestras de formação sobre temas relacionados a tributos, informática e trânsito. O MPE é uma maneira de disseminar os conteúdos de educação fiscal nas escolas de modo que os alunos constituam Grupos de Educação Fiscal Escolar.

Outro avanço foi a realização de encontro de capacitação com os professores da rede estadual para apresentar a inclusão dos conteúdos de educação fiscal na grade curricular do ensino médio. Outro fato relevante é que o Gefe/Go foi pioneiro no Brasil ao inserir os conteúdos de Educação Fiscal no ensino superior, no curso de Licenciatura em História. A experiência, coordenada pela professora Lucirene Santana em parceria com a Faculdade Alfredo Nasser, foi destaque durante o Encontro Internacional de Educação Fiscal e será referência para outros grupos do País.

O encontro foi realizado em abril, em Brasília, e teve a participação de representantes de doze países da América Latina e Europa. A Secretaria de Estado da Educação também participou com a apresentação do grupo Trupe dos Cirandeiros (Ciranda da Arte), e de exposição dos professores de matemática Inácio de Araújo e Carlos Roberto Brandão.

Para o segundo semestre de 2013 está prevista a inclusão de Educação Fiscal na grade curricular de Matemática e de outras disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio, da rede estadual de ensino; e a inserção da Educação Fiscal como disciplina obrigatória e optativa de cursos de graduação da Faculdade Alfredo Nasser. Ainda para este ano, a intenção é ampliar a realização de palestras de formação em instituições de nível superior do Estado, capacitar os colaboradores do Observatório Social de Goiânia e entregar  Prêmio ao Professor com atuação destacada no programa. O prêmio beneficia exclusivamente professores e estudantes das escolas do Distrito Federal e de sua região metropolitana (18 municípios de Goiás e três de Minas Gerais,  em ação conjunta com o grupo de educação fiscal do DF.

As ações do Gefe/Go contam com a parceria de órgãos como Secretaria da Educação, Receita Federal do Brasil, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Controladorias Gerais do Estado e da União, Procuradoria Geral do Estado; e com o apoio de entidades como a Affego e o Sindifisco.

Fonte: Comunicação Setorial - Sefaz  Goiás