segunda-feira, 15 de julho de 2013

DF: Fazenda fecha parceria com UNB para capacitar servidores


O célere avanço tecnológico e das mudanças nas relações sociais requer atualização constante dos funcionários públicos para se adequar às exigências da sociedade. E, na área tributária, não é diferente: temos de desenvolver modelos de qualificação do quadro funcional associados ao progresso. É o que defendeu o secretário de Fazenda Adonias dos Reis Santiago, durante reunião de alinhamento de convênio entre a Secretaria de Fazenda (SEF/DF) e a Universidade de Brasília - UNB para a criação de cursos específicos voltados ao corpo técnico da pasta.

"Para se ter uma ideia, hoje 94% dos nossos contribuintes são atendidos pela internet, ou seja, resolvem suas pendência por este canal. Nesse cenário, no que diz respeito aos processos internos precisamos trabalhar pela migração da atual forma de prestação de serviços - ainda operacional, para um patamar que veja o futuro, e reflita em uma mudança de cultura entre os servidores", destacou Santiago.
 
O encontro ocorreu na reitoria da universidade, nesta segunda-feira (15/07), e contou com a participação do secretário de Fazenda e do reitor, professor Ivan Marques, além da secretária-adjunta Márcia Robalinho, do subsecretário da Receita em exercício, Hormino Junior, e dos professores Luís Bermudês (Decano de Administração) e Ednalva Fernandes (diretora do CDT).
 
Escolha do fornecedor 
O secretário de Fazenda explicou que a opção pela UNB se deu pela credibilidade da universidade, indispensável às necessidades da Secretaria de desenvolver cursos de atualização profissional abrangentes, multidisciplinares, e que aprimorem conhecimentos e a visão dos servidores tanto nas práticas do cotidiano, como no atendimento às exigências do mercado e aos anseios do Distrito Federal.
 
"A opção pela UNB se dá pelo renome e competência da instituição, e acreditamos que ela possa tranquilamente atender essa demanda", reforçou o chefe da SEF.
 
Algumas das áreas previstas cuja elaboração de cursos foi demandada à universidade são: Tecnologia, Contabilidade, Finanças, Economia, Gestão de Pessoas, dentre outras. Em especial disciplinas focadas no aperfeiçoamento das auditorias e na legislação tributária e processual.
 
Receptividade 
O reitor Ivan Marques, afirmou que viabilizar um curso que explore a multidisciplinaridade da UnB é uma oportunidade para a universidade, que poderá criar um modelo a ser utilizado por outras instâncias. "Podemos melhorar os quadros do GDF e, também, despertar o interesse dos outros Estados em desenvolver tal tecnologia".
 
Em termos de implantação e andamento da elaboração dos cursos envolvidos no convênio, a diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Ednalva Fernandes, informou o processo não será demorado. "Temos buscado reunir um grupo multidisciplinar com diferentes pesquisadores a fim de executar pesquisas e criar metodologias e conteúdos a serem ofertados na qualificação dos profissionais da Fazenda", contou.

Fonte: Ascom SEFAZ DF