sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

RJ: Cerca de 200 autuações na quarta etapa da Operação Jingle Bells

A Operação Jingle Bells, realizada pela Secretaria de Estado de Fazenda, atuou nesta sexta, 06/12, na região do bairro de Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro. O Norte Shopping foi um dos pontos vistoriados e 18 lojas, das 73 fiscalizadas, foram autuadas por irregularidades, como a não emissão de cupom fiscal. Do total, 19 lojas não foram localizadas pelos 30 auditores da Secretaria de Fazenda, que participaram da ação, apesar de constarem no cadastro da Receita estadual.

A quarta etapa da operação, que visa combater à sonegação fiscal, começou às 6h com a fiscalização em veículos que transportavam mercadorias para as lojas do Norte Shopping e estabelecimentos localizados no entorno. Dos 697 vistoriados, 24% foram autuados, ou seja, 168. A maioria das irregularidades dizia respeito a mercadorias sem notas fiscais. Os auditores encontraram também notas fiscais falsas. Houve casos ainda de autuações pela falta do documento de Conhecimento de Transporte, obrigatório para recolhimento de ICMS sobre o frete.

A Secretaria de Fazenda já realizou outras três ações semelhantes. A primeira foi no dia 26 de novembro último na rede de supermercados Mundial. A segunda, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, fiscalizou veículos de cargas que se dirigiam aos shoppings Via Parque, Casa Shopping, BarraShopping e Village Mall. Na ocasião foram vistoriados 1.064 e autuados 152.

A terceira etapa da Operação Jingle Bells foi dia 4 de dezembro último e se concentrou no BarraShopping e Village Mall. Nos locais, das 121 lojas fiscalizadas quase 40% apresentaram irregularidades. Houve autuação de 62 estabelecimentos. Durante a ação, os fiscais vistoriaram 1.134 veículos. Destes, 225 foram flagrados com irregularidades.

A Operação Jingle Bells continua até o fim do ano combatendo a sonegação fiscal nas redes varejistas.

Fonte: SEFAZ Rio de Janeiro - 06/12/2013