sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

RJ: Secretaria de Fazenda divulga balanço da Operação Jingle Bells de combate à sonegação fiscal

Foram 1.400 autuações em lojas e veículos na 1ª fase da Operação
 
A Secretaria de Estado de Fazenda mobilizou desde o dia 26 de novembro equipe de 50 auditores para realizar a Operação Jingle Bells, ação de combate à sonegação fiscal em redes de varejo. Os pontos de fiscalização se concentraram nos principais shoppings do Rio e de Niterói. Na 1ª fase da Operação Jingle Bells, encerrada ontem (20/12) com a ação nos shoppings Leblon, Gávea e Rio Design, foram vistoriados 5.269 veículos, que resultaram em 1.241 autuações. A fiscalização nas 498 lojas totalizou 181 autos. A maioria dos flagrantes era de uso de nota fiscal irregular, reutilização de um mesmo documento fiscal em mais de uma mercadoria e produtos sem nota.

No dia 26 de novembro, a primeira etapa da Operação Jingle Bells ocorreu na rede de supermercados Mundial. A partir daí a fiscalização aconteceu em grandes shoppings da cidade, alcançando: BarraShopping, Via Parque, Village Mall, CasaShopping, NorteShopping e Complexo Leroy, Walmart e Sam’s Club, Plaza Niterói, Shopping Bay Market,Nova América, Rio Sul, Casa & Goumert Shopping, Botafogo Praia Shopping, Rio Design Leblon, Shopping da Gávea e Shopping Leblon, além da região das barcas de Niterói.
 
O secretário de Fazenda Renato Villela e o subsecretário da Receita George Santoro acompanharam a operação, realizada em paralelo à ação do Procon. Villela informou que as ações fiscais estão inaugurando uma nova fase e se tornarão permanentes, tanto in loco nos estabelecimentos quanto no transporte de cargas. “É importante o cumprimento das obrigações tributárias e essas ações servem para conscientizar os contribuintes de forma a não sonegar o ICMS”, ressaltou o secretário.
 
Para a realização das ações, a equipe da Secretaria de Fazenda faz um levantamento prévio e cruza informações dos estabelecimentos, verificando a existência de discrepância entre as vendas do varejo e a emissão do cupom fiscal.
 
Fonte: SEFAZ Rio de Janeiro - 20/12/2013