segunda-feira, 11 de maio de 2015

DF: Fazenda intercepta oito remessas de mercadorias em transportadora do SIA

Em operação de rotina, equipe de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Secretaria de Fazenda (SEF/DF) apreendeu, na última segunda-feira (11), oito remessas de mercadorias originadas em São Paulo, avaliadas em R$ 126 mil, em uma transportadora localizada no Setor de Cargas do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).

Os volumes possuíam diversas irregularidades como divergências entre as informações contidas no documento fiscal e na carga (o peso real das mercadorias e o declarado em nota, por exemplo). Dentre os itens aprendidos estão equipamentos eletrônicos, calçados e bolsas, que seguiam para cinco revendedores.


De acordo com o gerente de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da SEF/DF, Paulo Roberto Batista, infrações como as encontradas em empresas de logística poderiam ser evitadas com mais empenho dos prestadores de serviço na garantia de segurança e o controle do que é transportado.

“Uma averiguação simples como a comparação do peso declarado e o que é apresentado pela balança na coleta da mercadoria ou uma checagem por aparelhos Raios – X evitaria essas fraudes cometidas contra o Fisco, pois diante de qualquer suspeita eles poderiam nos comunicar ou recusar a prestar o serviço”, explicou.

As mercadorias permanecem no depósito da SEF/DF até os proprietários das cargas terem ciência da infração. Entre impostos e multas, juntos eles terão de pagar mais de R$ 89 mil.

Fonte: SEFAZ Distrito Federal