sexta-feira, 8 de maio de 2015

PI: Operação apreende 3 mil carteiras de cigarro contrabandeadas em Paulistana

Uma operação da Secretaria da Fazenda, através da Coordenação de Fiscalização em Trânsito (COFIT), e da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (DECCOTERC) da Polícia Civil prendeu ontem (7), em Paulistana, no sul do Piauí, um empresário de iniciais J.A.C comercializando cigarros contrabandeados. 

No comércio do empresário foram encontradas 2.593 carteiras de cigarro contrabandeado da marca “US” e 738 carteiras de cigarro contrabandeado da marca “Eight”, totalizando 3.331 carteiras. 

A polícia e os agentes da Sefaz encontraram ainda no comércio do empresário, uma escopeta calibre 12, seis cartuchos e dois projeteis calibre 38 não deflagrados. J.A.C não tinha porte de arma. A ação contou com o apoio da Força Tática da PM de Paulistana e da 12ª Delegacia Regional, para onde foi encaminhado o preso e os objetos apreendidos. Os procedimentos policiais foram feitos pelo delegado João José “JJ”, responsável pela Equipe da Deccoterc.

O objetivo da operação – realizada de 05 a 08 de maio - foi checar denúncias da existência de depósitos clandestino no sul do estado, com mercadorias oriundas da Bahia e Pernambuco sem notas fiscais.

Os agentes estiveram nas cidades de Simplício Mendes, São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco do Piauí, Lagoa do Barro, Queimada Nova, Acauã (Posto Fiscal das Pipocas), Paulistana e Jacobina.

No total, a operação realizou 68 abordagens a veículos. Cinco deles foram encontrados com mercadorias em situação irregular no Posto Fiscal de Pipocas. Só neste caso, foram recolhidos aos cofres públicos, R$ 20 mil em impostos e multas.

Participaram pela SEFAZ/COFIT, os agentes Robert Melão da Silva; José Carlos Escorcio de Brito e o Policial Militar Pedro Paulo de Carvalho Rocha. Pela polícia civil/DECCOTERC, os agentes Ismael de Oliveira e Sousa, Marcelo Pereira de Sousa e Natan Sérvio Ferreira Filho.  

Fonte: SEFAZ Piauí