terça-feira, 26 de maio de 2015

PI: Núcleo de Educação Fiscal da SEFAZ realiza palestra para adolescentes de escola pública estadual

O Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda realizou uma palestra para adolescentes da escola pública estadual Professor James Azevedo, localizada na zona norte de Teresina. O evento ocorreu em cumprimento à programação do Dia Nacional de Respeito ao contribuinte, comemorado hoje (25), na Escola Fazendária.

O objetivo, conforme o palestrante, Paulo Veras, que é membro do Núcleo, era conscientizar os participantes a respeito da importância do pagamento de tributos, da fiscalização da aplicabilidade dos impostos e da importância da solicitação do documento fiscal. Ele que também, além de servidor fazendário é professor de História na escola há 10 anos, destaca como surgiu a ideia.

“Eles estão como que ‘adormecidos’ ainda, e a demanda surgiu em atenção quanto à necessidade de despertá-los para  a necessidade de serem cidadãos ativos, que zelam pela destinação dos impostos, sabem seus direitos, e também deveres.”, explica Veras.



Neste sentido, a palestra apresentou a destinação dos principais tributos brasileiros, e ainda mecanismos como ouvidoria (que acolhe denúncias quanto à não prestação de serviços públicos ou a sua má qualidade), e o Portal da Transparência.

“Saímos daqui sabendo que temos que pedir cupom fiscal em tudo que a gente comprar, e ainda aprendemos muito mais sobre quais são os nossos direitos como contribuintes, pra que serve o pagamento dos impostos também.”, ressaltou a aluna Ana Gabrielly, de 17 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na unidade escolar.

O Núcleo de Educação Fiscal objetiva realizar um trabalho continuado em relação à Escola Professor James Azevedo, com palestras, e também outras atividades que envolvam a temática de Educação Fiscal: “Não podemos esquecer que os jovens são os responsáveis pelo destino da sociedade no futuro, e  ainda neste tempo, desde cedo, podem ajudar inclusive os seus pais em relação a atitudes de Educação fiscal e Cidadania”, enfatizou o coordenador do Núcleo de Educação Fiscal, Daniel Ferreira.

Fonte: SEFAZ Piauí