segunda-feira, 25 de maio de 2015

SC: Fazenda fiscaliza segmento de shoppings atacadistas no Sul do Estado

Auditores fiscais apreenderam documentos que comprovam vendas sem notas fiscais por lojistas
Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda realizaram na última quinta, 21, no Sul do Estado, uma fiscalização em estabelecimentos de shoppings atacadistas. Foram apreendidos documentos que comprovam vendas sem notas fiscais por lojistas e emissão de documentos fiscais com valor inferior aos que foi vendido. Computadores foram copiados ou apreendidos e servirão como objeto de análise técnica no laboratório de informática forense. Atacadistas serão chamados para explicar as divergências encontradas.


Merece destaque o fato de que a Fazenda teve que acionar a força policial para entrar em lojas onde poderiam estar documentos e computadores com registro de vendas. Antes da chegada das ordens judiciais de busca, houve a disponibilização de acesso às autoridades administrativas. O prazo para conclusão das auditorias fiscais nos 160 atacadistas está estimado para 180 dias, podendo ser prorrogado uma vez.

Denúncia espontânea: Os lojistas que ainda não tiveram ação fiscal iniciada poderão identificar seus valores não submetidos à tributação e pagar ou parcelar o montante devido ao Estado, livrando-se de multas maiores e de responsabilização por eventual crime contra a ordem tributária. Para efetuar a denúncia espontânea é adequado procurar o contabilista vinculado à empresa e a Gerência Regional da Fazenda Estadual.

Saiba mais

Fonte: SEF Santa Catarina