terça-feira, 19 de maio de 2015

RJ: Sefaz inicia operações de combate à sonegação de IPVA

A Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro deflagrou, na semana passada, em conjunto com o Detran e com o apoio da Secretaria de Fazenda do Município de Niterói, da Nittrans e da Policia Militar, a primeira blitz da operação Pavio Curto, que tem o objetivo de verificar eventuais devedores de IPVA em todo o Estado, referente ao ano de 2014 e anteriores.

A operação conjunta, que também será realizada em vários municípios do Grande Rio e na Capital, teve início em Niterói, cidade na qual a inadimplência do IPVA chega a 17,7% dos veículos emplacados.

A operação durou cinco dias e as blitz foram montadas em vários pontos de Niterói. Foram autuados 72 veículos por falta de licenciamento e 82 veículos foram removidos ao depósito porque, além da pendência com o licenciamento, também não haviam feito o pagamento do IPVA. Os veículos rebocados somente serão retirados do depósito mediante o comprovante de pagamento do licenciamento, do IPVA, da multa e da diária do pátio.

A operação foi organizada em horários e locais com menor risco de provocar engarrafamentos. Além disso, o Detran fez uso de veículo que permite a identificação de placas dos veículos inadimplentes em circulação, de modo a parar somente os irregulares, com o objetivo de evitar transtornos para os que estão em dia com o licenciamento e o pagamento do imposto.
Novas operações similares serão realizadas, em breve, em outros municípios fluminenses.


Fonte: SEFAZ Rio de Janeiro