quarta-feira, 20 de maio de 2015

GO: Educação Fiscal é intensificada nas escolas

Começa hoje (quarta-feira), em mais uma escola da rede pública, o trabalho de conscientização fiscal promovido pelo Grupo de Educação Fiscal (GEF) da Secretaria da Fazenda (Sefaz). As palestras desta semana ocorrerão nos períodos vespertino e noturno até sexta-feira, no Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Na primeira semana de junho, o programa volta a ser realizado no Colégio Estadual Cultura e Cooperativismo, no setor Cidade Jardim.

O programa de educação fiscal tem como objetivo aumentar a conscientização da população acerca da função social dos impostos recolhidos e que, posteriormente, são revertidos para projetos que visam a qualidade de vida dos contribuintes. São detalhados temas como a origem e destino de recursos e como as pessoas podem auxiliar na fiscalização da aplicação dessas receitas. Alunos e professores também são orientados sobre como utilizar o programa Nota Goiana, cujo primeiro sorteio está marcado para o fim de maio.


Presente na última visita do GEF, no Colégio Estadual Olavo Bilac, no Setor Aeroviário, a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, conversou com os alunos sobre a importância de se aprender sobre o processo tributário no País. A secretária visitou todas as salas de aula onde o projeto estava sendo realizado e respondeu a perguntas sobre a importância em se pedir nota fiscal durante as compras. Ana Carla explicou que, quando a nota é solicitada, o imposto é destinado ao Estado, que pode reinvestir em melhorias dos serviços públicos para a população. Se a nota não é emitida, esse dinheiro não chega, explicou a secretária.

O GEF conta com o apoio de servidores da Sefaz que promovem as palestras voluntariamente. Além de escolas, o grupo também visita, mediante solicitação, associações, sindicatos, ONGs, entre outras entidades.

Comunicação Setorial - Sefaz GO