sexta-feira, 24 de maio de 2013

AM: Nota Fiscal Eletrônica Avulsa em teste


Na tarde desta quinta-feira, 23 de maio, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apresentou o projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica Avulsa, NF-e Avulsa, na sala de vídeo conferência. Inicialmente, o serviço será oferecido apenas aos Micros Empreendedores Individuais - MEI com Inscrição Estadual regular.

Nesta fase de testes em ambiente de homologação, os Micros empreendedores convocados executarão ações simuladas no aplicativo disponibilizado pelo Departamento de Arrecadação na página da Sefaz/AM na internet, www.sefaz.am.gov.br. O objetivo é identificar possíveis melhorias necessárias ao sistema, que, em breve, será disponibilizado em ambiente de produção.

Concluída está etapa, o programa será estendido a todos os Não contribuintes do ICMS, como: artesãos, produtores rurais, prestadores de serviços de construção e outros. De acordo com os desenvolvedores do projeto, Joel Brito Moura e Alana Thomaz, o documento eletrônico segue os padrões da Nota Fiscal Eletrônica Nacional e busca substituir a sistemática atual de emissão do documento impresso em papel.

A NF-e AVULSA
É um documento elaborado de forma digital, armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços, cuja validade jurídica é garantida através da assinatura da SEFAZ/AM.

VANTAGENS PARA O CIDADÃO
Essa iniciativa traz maior comodidade ao cidadão que pode emitir o documento fiscal de qualquer lugar com acesso a internet sem ter que se dirigir à SEFAZ/AM. E ainda a redução de despesas com taxas de expediente.

Fonte: SEFAZ Amazonas
http://www.sefaz.am.gov.br/noticias/exibenoticia.asp?codnoticia=7764