terça-feira, 28 de maio de 2013

PI: Plano Nacional de Educação Fiscal disporá de material didático reformulado

Coordenador de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda, João Carvalho, anunciou que o novo PNEF (Plano de Educação Fiscal) 2013/2015 contará com novos cadernos de conteúdo norteadores da Educação Fiscal no Brasil. Carvalho, que é integrante do Grupo de Educação Fiscal (GEF), participa da Comissão de Referencial Teórico e Metodológico do PNEF. Essa comissão é responsável por validar conteúdos nacionais da Educação Fiscal. O pronunciamento ocorreu durante o último dia do 1º Encontro de Educação Fiscal da Região Norte, na última sexta-feira (24). Durante seu discurso João Carvalho procurou socializar as metas do PNEF 2013/ 2015.

“Nos Encontros do PNEF o Piauí tem voto e voz. Somos sujeitos neste processo, opinando nos conteúdos que serão disponibilizados nos novos cadernos de Educação Fiscal.”, disse o Coordenador de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda, João Carvalho.

Pessoas especializadas em Orçamento Público e Direito Tributário realizarão a composição de um novo material didático. Esses novos cadernos de Educação Fiscal serão avaliados pela Comissão de Referencial Teórico e Metodológico do PNEF, da qual o coordenador piauiense faz parte. O grupo é responsável por definir um referencial teórico para a apresentação dos novos assuntos que serão explanados pela Educação Fiscal, validação crítica do material didático e armazenamento de experiências bem-sucedidas de implementação da Educação Fiscal como tema na educação escolar, configurando um banco de experiências.

Ao final do 1º Encontro de Educação Fiscal da Região Norte do Piauí, o Coordenador acredita que as avaliações dos professores foram positivas. “Observamos uma grande motivação desses servidores e professores em relação à Educação Fiscal. Além disso, recebemos sugestões por intermédio da participação deles, como a criação de um Fórum Online que possa permitir a discussão do tema. Já está no planejamento da Coordenação o 1º Encontro de Educação Fisca”, explica João Carvalho.

O Coordenador de Educação Fiscal também falou, durante a sua palestra, sobre a experiência de sua participação no último Encontro Internacional de Interação Técnico em Educação Fiscal, onde estiveram reunidos representantes de países da América Latina. João Carvalho destacou que 9 países desse continente já possuem a Educação Fiscal institucionalizada em seus currículos e ressaltou a importância de que isso ocorra no Brasil. “O que observei é que nosso país é referência neste tema para os outros integrantes da América Latina. Destacaram-se, durante um painel que ocorreu no evento, as experiências de um observatório social para exercício do Controle pelos cidadãos em relação aos gastos públicos (que existe no Paraná) e um curso de Seminário de Educação Fiscal para jornalistas (realizado em Fortaleza), que pretendemos efetuar aqui.”, destaca o Coordenador.

A composição das comissões responsáveis pela elaboração do PNEF ocorreu durante o 52º Encontro Nacional de Educação Fiscal em São Paulo. A próxima reunião da Comissão de Referencial Teórico e Metodológico do PNEF acontecerá nos dias 24 a 26 de junho.

Fonte: SEFAZ Piauí
http://portal.sefaz.pi.gov.br/index.php/informacoes/imprensa/noticias/noticias-em-destaque/plano-nacional-de-educacao-fiscal-dispora-de-material-didatico-reformulado