quinta-feira, 16 de maio de 2013

MA: Consultoria inicia trabalhos para mapeamento das áreas de inteligência fiscal e auditoria

A Sefaz iniciou, nesta semana (13 a 17), os trabalhos de mapeamento das áreas de Inteligência Fiscal e Auditoria. O serviço está sendo coordenado pelos consultores Raul Zambrano (Diretor de Assistência Técnica do CIAT) e o consultor sênior Stefano Gesuelli, oficial da Guardia di Finanza italiana,com a patente de Coronel, atualmente trabalhando como Chefe da Missão italiana para o CIAT.

O consultor Stefano Gesuelli possui vasta experiência como chefe das unidades de investigação de questões fiscais e crimes financeiros e da unidade de Inteligência Econômica do Gabinete do Primeiro Ministro.

O mapeamento das áreas de Inteligência Fiscal e Auditoria é uma das atividades preparatórias para implantação do modelo de Inteligência Fiscal, que integra o Plano Estratégico da Sefaz.

A definição do modelo de inteligência integra o objetivo de Combater a improbidade administrativa e a sonegação, privilegiando ações preventivas e de investigação e pesquisa.

De acordo com o Plano Estratégico da SEFAZ a prevenção de fraudes tributárias e a especialização da investigação devem constituir alvos permanentes das administrações tributárias para minimizar riscos fiscais e patrimoniais.