segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

AM: SEFAZ-AM dá início à fiscalização no interior do Amazonas

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), em uma ação inédita, iniciou um amplo cronograma de fiscalizações no interior do Estado. O primeiro município a receber a visita dos auditores fiscais foi Iranduba, localizado na região Metropolitana de Manaus (RMM), distante 9 quilômetros da capital, na última terça-feira, 4 de fevereiro. Os auditores lacraram quatro estabelecimentos. As operações da secretaria concentravam-se em Manaus por causa do maior número de empreendimentos comerciais, industriais e de serviços instalados na região, que, juntos, são responsáveis por 95% da arrecadação de impostos. Com a adoção de ferramentas e sistemas eficientes de controle eletrônico, o fisco conseguiu expandir suas ações.

O crescimento econômico das cidades do interior levou o setor de inteligência fiscal a fazer um extenso
planejamento para 2014 que começou por Iranduba e deve atingir todos os municípios próximos à capital ainda no primeiro semestre deste ano. "O trabalho será executado em primeiro lugar nas cidades em que o acesso pode ser feito por via terrestre devido à facilidade de deslocamento dos carros com os auditores e policiais militares. Na segunda fase, iremos verificar a situação das empresas nos demais municípios que exigem viagens por via fluvial", explicou o gerente do Departamento de Fiscalização da Sefaz-AM, Dario Paim.

O foco do fisco estadual é a identificação de irregularidades como a falta de documentos cadastrais e a não emissão de notas fiscais. Em Iranduba, os auditores notificaram 20 estabelecimentos comerciais. Os de pequeno porte (farmácias e tabernas) receberam um prazo de 60 dias para se adequarem às exigências legais. Os de médio e grande porte, como os supermercados, foram lacrados e só podem voltar a operar quando sanarem as pendências junto ao fisco estadual.

Fonte: SEFAZ Amazonas - 10/02/2014
http://www.sefaz.am.gov.br/noticias/ExibeNoticia.asp?codnoticia=9945