terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MT: Fazenda flagra carga de R$ 1 milhão desviada para receptação

Agentes de tributos estaduais do Posto Fiscal Henrique Peixoto, em Alto Araguaia (divisa com Goiás), flagraram na última semana um caminhão carregado com 960 galões de 20 litros de defensivos agrícolas Roundup, com destino da carga diferente do informado na nota fiscal. A mercadoria, avaliada em cerca de R$ 1 milhão, estava sendo desviada para possível receptação.

Segundo informações do supervisor do posto fiscal, Wilson Bierhals Roloff, o motorista do caminhão estacionou na unidade de fiscalização, mas não veio ao balcão para que os documentos passassem pelo tratamento de registro de entrada pelo Fisco de Mato Grosso. No momento em que ele está saindo do posto, foi abordado pelo servidor da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT). 


"O motorista demonstrou muito nervosismo, e não soube explicar porque uma carga destinada a Minas Gerais estava entrando em Mato Grosso", explicou Wilson Roloff. O veículo foi encaminhado para conferência física da carga, enquanto os policiais militares de plantão no posto fiscal foram acionados. 

O motorista não soube informar a origem e nem o destino da carga. Em contato com as empresas remetente e destinatária da mercadoria, foi descoberto que a carga tinha sido desviada no dia 24 de janeiro, quando o motorista saiu da rota e não fez mais contato.

"A empresa havia contratado uma transportadora para fazer o frete, que saiu de São José dos Campos (SP) com destino a Montes Claros (MG). A transportadora perdeu o contato com o motorista que seguiu para Mato Grosso, onde possivelmente a mercadoria seria entregue para um receptador", informou o gerente Regional de Serviços e Atendimento Leste, Gilson Wanderley Pregely. 

O motorista foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Alto Araguaia para lavrar o Boletim de Ocorrência. O caminhão e a mercadoria também foram encaminhados à delegacia do município. A empresa proprietária do produto foi informada da apreensão e já providenciou o transporte, visto que o caminhão ficará apreendido.

Fonte: SEFAZ Mato Grosso - 04/02/2014