segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DF: Educação Fiscal mobiliza população de Planaltina-GO

Nesta sexta-feira (14/02), grupo de moradores do Jardim Paquetá, município de Planaltina de Goiás, se reuniu em frente à Unidade de Pronto Atendimento – UPA para entregar abaixo-assinado pedindo o funcionamento do local, inaugurado há dois anos e que está abandonado. Atualmente a cidade possui apenas mais dois postos de saúde que funcionam em imóveis alugados para atender mais de 86 mil habitantes (fonte: IBGE).


A mobilização começou durante o desenvolvimento de ações do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal (PEF/DF) na Escola Municipal Jardim Paquetá, quando vários conceitos sobre cidadania e participação social foram disseminados e inspiraram alunos e professores a buscarem as melhorias.

A partir daí, realizaram entrevistas com persos populares para listar os pontos que necessitam atenção prioritária dos gestores públicos locais, como mais policiamento, asfalto novo e a coleta diária de lixo.

Letícia Rodrigues, 16 anos, uma das alunas que promoveu o abaixo assinado, afirma que os alunos ficaram mais conscientes do seu papel social após contato com PEF/DF. “A gente se achava pequeno, mas vimos que juntos podemos mudar a história da nossa comunidade”.

“Não é porque somos adolescentes que não podemos fazer um grande movimento”, complementou Erivânia Lima, 17 anos.

Caminho à UPA

Juliana Martins, professora do Ensino Fundamental, é a responsável pelas iniciativas do PEF/DF na Jardim Paquetá. Ela conta que tudo começou quando participou do projeto Cidadania Participativa, que envolve 30 escolas do DF e região metropolitana. Na época fazia o curso à distância Cidadania e Educação Fiscal e já promovia na instituição iniciativas baseadas nos conteúdos da capacitação.

Prova disso foi a gincana realizada entre as turmas que deveriam questionar a população sobre o que mais a incomodava. A maior queixa local era o não funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. A população reclama que o lugar tem servido como espaço de uso para mendigos, traficantes de drogas e outras finalidades, como prostituição.

“Já ouvi muita gente gritando ali dentro, é horrível. Depois das 21h não saio mais de casa, porque é perigoso” contou Edna Neres, moradora da região.

Os alunos resolveram fazer um abaixo-assinado com reivindicações à prefeitura de Planaltina-GO. “A população foi estimulada pelos estudantes para não só coletarem as assinaturas, como participarem da manifesta

Fonte: SEFAZ Distrito Federal - 17/02/2014