terça-feira, 15 de outubro de 2013

GO: Cresce atuação do Comando Volante da Delegacia Fiscal de Goiás

O Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiás fez mais de 420 autuações de janeiro a junho de 2013, a maioria pelo transporte de mercadorias sem nota fiscal ou com nota inidônea. O valor cobrado nos autos soma mais de R$ 2,5 milhões, entre ICMS e multas. A fiscalização será intensificada nos próximos dias devido à proximidade com o Natal, afirma o delegado regional, Ricardo Ferreira.

O segmento de material de construção foi responsável por 38% das autuações, seguido por confecções, com 16% e bebidas, com 6%. A maioria dos flagrantes foi realizado na GO-060, na GO-070 e na BR-158. Segundo o delegado Ricardo Ferreira o crescimento no número de autuações é resultado das ações implementadas após mapeamento feito no ano passado, pela supervisão de Fiscalização da Delegacia, em toda a região.
Nesse estudo, foram definidos os segmentos com maior índice de sonegação fiscal, as áreas com maior potencial e as vias de maior fluxo de mercadorias. Com base nesses dados, foi possível direcionar as ações de fiscalização de trânsito em 2013 que já apresentam resultados significativos, detalha Ricardo Ferreira. O número de autuações cresceu 58% de fevereiro a junho de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012.

Outra ação implementada no início de 2013 foi dividir o comando volante em três bases localizadas em pontos estratégicos: uma no trecho entre Iporá e Aragarças, outra em Firminópolis e a terceira, em Goiás. “Assim, conseguimos cobrir com mais eficácia toda a circunscrição da Delegacia, que tem 48 municípios e é a maior em extensão territorial”, detalha Ricardo Ferreira. Cada equipe é formada por um auditor fiscal, dois técnicos fazendários, além do apoio da polícia militar. O delegado explica que as equipes atuam de acordo com as diretrizes definidas previamente pelo supervisor de Fiscalização da Delegacia, Genivaldo Nunes.

Fonte: Comunicação Setorial - Sefaz Goiás - 15/10/2013